notícias colégio
Notícias
01 de fevereiro de 2013

Formação Continuada inicia nesta sexta-feira, 1º

No período de 1º a 8 de fevereiro, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promove a Formação Continuada Semestral para Docentes e técnico-administrativos 2013/1 com o tema “Docência: Desafios e Competências”.A capacitação é destinada para docentes e técnico-administrativos, porém acadêmicos, egressos e membros da comunidade em geral também podem participar.

Programação


O curso tem como objetivo geral promover o debate sobre o saber fazer da docência universitária, os desafios do planejamento e da avaliação. Dentre as atividades está programado o debate junto aos colegiados dos cursos de graduação sobre as ações, desafios e perspectivas para este ano. Elaboração das propostas de planos de ensino e análise dos dados relativos ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) dos cursos de graduação da UNIFEBE.


De acordo com a Assessora de Desenvolvimento, professora Fabiani Cristini Cervi Colombi, a UNIFEBE vem investindo na formação docente de forma contínua, pois esse é um momento de reflexão e de revisão das práticas profissionais, além de permitir o diálogo coletivo e a troca de experiências pedagógicas entre os pares e o estabelecimento de metas e ações dos cursos de graduação para 2013.


“A temática deste ano “Docência: Desafios e Competências” discutirá questões acerca do saber fazer da docência universitária, dos desafios do planejamento a construção dos planos de ensino e análise de resultados de avaliação e elaboração de propostas”, afirma.


“Esses diferentes momentos oferecidos refletem em sala de aula, pois a qualidade dos cursos de graduação da UNIFEBE está associada a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. E é esse o papel fundamental do professor universitário, o de mediar esse processo através de práticas de ensino e aprendizagem. Para além do domínio de conteúdos de sua disciplina o docente do ensino superior precisa dominar outras competências como: capacidade de comunicação, despertar o interesse nos alunos, contextualizar a disciplina, e conhecer os processos de aprendizagem entre outros que poderão ser aperfeiçoados durante a formação continuada”, conclui Fabiani.


Programação


Os dias 1º, 4 e 8 de fevereiro estão destinados às reuniões de colegiado. De 5 a 7 acontecem as palestras e oficinas, que terão como tema: Diário Eletrônico, Organização do Plano de Ensino e
Enade.
A palestra do dia 5 abordará o tema “Docência: Desafios e Competências”, com o professor Josemar Sidinei Soares. O palestrante é Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). É professor dos cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica e da graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. Como docente atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da Justiça, Humanismo, Política Jurídica e Critério Ético Existencial. É coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão Paidéia do CNPQ.
Nos dias 6 e 7, será realizada a Formação Continuada para Ingressantes destinadas aos professores que começarão suas atividades na UNIFEBE neste ano. As inscrições podem ser realizadas através do site da instituição: www.unifebe.edu.br, de 29 de janeiro de 2013 a 08 de fevereiro de 2013.

Confira a programação completa:


Palestra: Docência: Desafios e Competências
Palestrante: Prof. Dr. Josemar Sidinei Soares
Horário: 19h às 22h
Público Alvo: Coordenadores de cursos, docentes, técnico-administrativos, discentes e egressos
Local: Auditório do Bloco C
Data: 5 de fevereiro

Oficina: Diário Eletrônico
Palestrante: Prof. Me. William Fernandes Molina
Horário: 17h às 18h30min
Público Alvo: Coordenadores de cursos e docentes
Local: Laboratório de Informática I
Data: 5, 6 e 7 de fevereiro

Oficina: Organização de Plano de Ensino
Palestrante: Profª. Dra. Claudia Kuinta Dias Hohmann
Horário: 19h às 22h
Público Alvo: Coordenadores de cursos e docentes
Local: Laboratório de Informática II
Data: 6 e 7 de fevereiro

Oficina: Enade
Palestrante: Profª. Me. Marcia Maria Junkes
Horário: 19h às 22h
Público Alvo: Coordenadores de cursos e docentes
Local: Sala 05 do Bloco C
Data: 6 e 7 de fevereiro

Formação Continuada para Ingressantes
Horário: 17h às 18h30min
Público Alvo: Professores Ingressantes
Local: Sala 03 do Bloco C
Data: 6 e 7de fevereiro


Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Aberto período de submissão de artigos para Revista da Unifebe

Aberto período de submissão de artigos para Revista da Unifebe


25 de fevereiro de 2010
Barateiro Futsal fica em terceiro colocado nos Jogos Universitários Catarinenses
UNIFEBE

Barateiro Futsal fica em terceiro colocado nos Jogos Universitários Catarinenses


15 de julho de 2019
Recesso de atividades na Unifebe – 2007

Recesso de atividades na Unifebe – 2007


21 de dezembro de 2007
Skip to content