23 de fevereiro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE realiza projeto de intervenção em prol do desenvolvimento de cidade catarinense com baixo IDH

Guia ilustrado com atrativos turísticos e histórico-culturais foi editado pela Editora da UNIFEBE a partir de fotos tratadas pelos acadêmicos da instituição

Fotos: Robson Souza dos Santos

Os atrativos histórico-culturais e naturais foram retratados em imagens e traduzidos em textos compilados no guia ilustrado “Anitápolis – Conhecer é preciso”. A obra de autoria da reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, em parceria com o professor e nativo de Anitápolis, José Carlos Borges, foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (15), no gabinete da prefeita do município, Solange Back.

O guia, editado pela Editora da UNIFEBE, é fruto do trabalho desenvolvido com 46 acadêmicos bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – PROESDE/IDH, uma das modalidades de bolsas de estudo disponibilizadas pela UNIFEBE, por meio do Programa de Bolsas Universitária de Santa Catarina – UNIEDU, que dedica recursos em prol dos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

No caso de Anitápolis, o projeto foi iniciado no primeiro semestre de 2022, quando UNIFEBE e prefeitura firmaram um Termo de Compromisso para a criação de um material de divulgação, com o intuito de elevar o IDH do município e de fazer com que a sociedade visualizasse o potencial turístico da cidade. A ideia de criar o livro surgiu após um diagnóstico realizado pela universidade em parceria com a prefeitura.

Após uma série de visitas ao município, pesquisas históricas e do registro fotográfico de vários atrativos da cidade, os estudantes envolvidos no projeto participaram de oficinas para o tratamento das fotos, que além de serem utilizadas no livro, foram destinadas para um banco de imagens com mais de 2 mil fotos, entregues para uso da prefeitura. Com a orientação de professores, apoio de fotógrafos, prefeitura municipal e historiadores, os acadêmicos conseguiram eternizar as belezas do município.

“O PROESDE/IDH foi uma iniciativa ímpar para a nossa instituição e para o município de Anitápolis. Com o recurso do Governo do Estado nossos estudantes tiveram acesso ao ensino superior com bolsas de estudo e, como contrapartida, aplicaram seus conhecimentos a favor do desenvolvimento do município e do nosso estado. Que este livro instigue as pessoas a conhecerem Anitápolis, uma cidade pequena em população, mas gigante em belezas e atrativos naturais, que se destaca pelo charme e pela força de sua gente”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Ao receber das mãos da reitora, a prefeita de Anitápolis agradeceu o carinho e cuidado da instituição com a história e a imagem do município. Além de impresso, o livro Anitápolis – Conhecer é preciso, também possui uma versão digital, disponível na página da Editora da UNIFEBE.

Inscrições abertas para Prêmio de Educação em Direitos Humanos

06 de outubro de 2008
DCE firma convênio com escola de idiomas

29 de setembro de 2008