notícias colégio
Notícias
17 de agosto de 2022
por: Celio Bruns Junior
Mídia - Beatriz

UNIFEBE realiza Seminário de Medicina de Família e Comunidade

Evento contou com a presença de mais de 100 participantes

O curso de Medicina da UNIFEBE promoveu, no sábado (6), o 1º Seminário de Medicina de Família e Comunidade. O evento, que ocorreu no Bloco F (Bloco da Saúde), foi idealizado pela Unidade Curricular (UC) Interação em Saúde na Comunidade (IESC) e contou com o apoio da Liga de Saúde da Família e Comunidade (LASFC) e teve a presença de mais de 100 participantes.

Foram realizadas palestras com conteúdo destinados a todas as profissões da área da Saúde, incluindo graduandos, alunos de pós-graduação e profissionais atuantes. Além disso, houve sorteio de brindes e premiações para os alunos que apresentaram seus trabalhos desenvolvidos no IESC no semestre de 2022.1.

De acordo com a professora Camila Gularte Lanau, o seminário foi um momento de reflexão e discussão sobre Medicina de Família e Comunidade, que é voltada para a Atenção Primária à Saúde por meio da Unidade Básica de Saúde, que é a principal porta de entrada aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). “Convidamos palestrantes de grande relevância acadêmica na área e optamos por dois palestrantes que já são professores da UNIFEBE e dois externos, para ampliar a visão dos alunos. Dentre os temas, os palestrantes ressaltaram a história de luta sobre a conquista do SUS e também sobre a prática clínica, baseada em evidências, dos médicos e médicas de família e comunidade, o que traz ao aluno o contexto macro e micro das ações cotidianas desta especialidade médica”, detalha a professora, que ainda revela que o evento deve ser realizado todos os anos.

Acadêmica da 6ª fase, Laura Riccio Cabral, afirma que o seminário aprofundou temas que são trabalhados em sala de aula. “Conseguimos perceber que a maior parte dos inscritos eram de alunos que acabaram de iniciar o curso, ter esse contato com médicos especialistas em Medicina da Família é de grande relevância pois vai ao encontro de tudo o que a universidade vem tentando nos ensinar, sobre como devemos ser médicos responsáveis, que procuram fazer o atendimento de forma individualizada, pensando sempre no bem do paciente e criando um vínculo com eles”, opina Laura.

O doutor Osvaldo Quirino de Souza, coordenador do curso, considera que o seminário foi mais uma demonstração do compromisso da universidade com uma formação de qualidade. “É de extrema importância que nossos acadêmicos tenham acesso a palestras tão enriquecedoras e que promovam conteúdos diferenciados”, elogia o doutor Osvaldo.

A professora Juliana Chaves Costa Pinotti, uma das organizadoras do evento, acredita que o seminário atingiu o objetivo proposto, evidenciar relevância da Medicina de Família e Comunidade na prática médica, a partir de evidências e com apresentações de profissionais renomados. “Outro fator importante foi a apresentação dos trabalhos realizados pelos acadêmicos durante as vivências nos cenários de prática, momento que permitiu diálogo e troca de experiências”, avalia.

Segundo a professora Juliana, ao todo, oito Projetos de Intervenções foram apresentados pelos acadêmicos. Todos foram avaliados por representantes da Atenção Básica e receberam elogios pelo comprometimento com as ações desenvolvidas nas Unidades Básica de Saúde do município de Brusque. Ao final, três projetos foram premiados.

Primeiro lugar
Tema: Alimentação saudável para crianças de 0 a 2 anos.
Alunos: Carolina Luisa Bogoni Luzzi, José Arthur Rubick Rieg, Keli Maria Granoski, Rebeca Leite Estalianon e Tatiana Therezinha Saldana Rios – 4ª fase
UBS Bateas

Segundo lugar
Tema: Ampliação do conhecimento dos educadores sobre os principais transtornos psiquiátricos da infância

Alunos: Eduarda Regina Pelizza, Jessica Paola Gatti, Larissa Brogni, Luize Cristine Dias
7ª fase
UBS Águas Claras

Terceiro lugar:
Busca ativa de mulheres elegíveis ao exame Papanicolau

Alunos: Bruna da Rosa, Lucas Bernardo Machiavelli, Maitê Luisa H Pereira, Stella Dallila Machado
5ª fase
UBS Santa Luzia

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Últimos dias para a 1ª Seleção pelo Histórico Escolar da Unifebe

Últimos dias para a 1ª Seleção pelo Histórico Escolar da Unifebe


19 de junho de 2009
Abertas inscrições para curso gratuito de Educação Fiscal

Abertas inscrições para curso gratuito de Educação Fiscal


11 de março de 2014
Laboratório de Química é inaugurado com programa de monitoria
UNIFEBE

Laboratório de Química é inaugurado com programa de monitoria


07 de agosto de 2014
Skip to content