notícias colégio
Notícias
12 de março de 2019
por: Daiane Benso
Assessoria de Comunicação Social UNIFEBE

UNIFEBE recebe alunos do Colégio Cônsul na Villa Renaux

Três turmas do 6º ano realizaram visita guiada na segunda-feira, 11 de março

Oportunizar que alunos consigam vivenciar fragmentos de um determinado momento da história e assim se sintam pertencentes a esse meio é o principal objetivo das visitas promovidas pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) na Villa Renaux.

Na segunda-feira, 11 de março, data em que o Cônsul Carlos Renaux celebraria seu aniversário, a Instituição recebeu três turmas do 6º ano do Colégio Cônsul Carlos Renaux para uma visita guiada. Ao todo, mais de 100 estudantes conheceram o espaço e puderam ter contato com o patrimônio histórico e cultural.

Interpretando o Cônsul, o momento foi presidido pelo professor Wallace Nóbrega Lopo, supervisor de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, que contou aos alunos detalhes da história do Cônsul — fundador das Indústrias Renaux.

Também foram apresentados vídeos que narraram partes da história do empresário, além dos estudantes percorreram o casarão e conheceram, entre outros detalhes, o pavimento térreo e superior e o jardim.

Lopo destaca que essa foi a primeira escola a conhecer o local neste ano. Ele enfatiza o privilégio que é para os alunos poderem estudar na sala de aula a história e vivenciar na prática o quanto ela continua preservada.

— Esses alunos do 6º ano começam agora a ter contato com o patrimônio histórico da cidade. Então, nada mais propício do que presenciarem a história ao vivo, estarem em uma edificação que faz parte da nossa história. São raros os momentos em que os estudantes do Ensino Fundamental têm essa oportunidade — ressalta.

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental e professora de História do Colégio Cônsul Carlos Renaux, Jaqueline Kühn, a visita faz parte do projeto — Cônsul Carlos Renaux: Empreendedor e Benfeitor. Ela explica que a Instituição aproveita para homenagear o homem que deu nome à escola e despertar nos alunos o senso de pertencimento.

— Eles têm a oportunidade de conhecer esse lugar que é muito preservado e que de certa maneira tem a ver com a identidade deles. Passam a identificar elementos que passam a ter significado e que o despertam para a história local — ressalta.

Luiza Barni, de 11 anos, achou incrível a oportunidade de conhecer a Villa Renaux.

—  Era o meu sonho entrar aqui e conhecer de perto detalhes de um homem que foi importante para Brusque e levou essa história para tão longe. Ele chamou atenção de um jeito muito bonito — salienta.

Cooperação

A UNIFEBE assinou em 2017 com o detentor da posse do imóvel, Vitor Renaux Hering, o termo de cooperação do projeto “Villa Renaux – Fazendo e valorizando a história”, que preserva documentos, registros, negativos de fotos, mobília e a construção da casa historicamente mais importante de Brusque.

Agendamento

Instituições de ensino que desejam realizar visitas de estudo no local podem entrar em contato com a UNIFEBE pelo telefone 3211-7000.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Nova Trento promovem almoço de integração

Acadêmicos de Nova Trento promovem almoço de integração


19 de junho de 2007
Unifebe se prepara para Dia da Responsabilidade Social

Unifebe se prepara para Dia da Responsabilidade Social


18 de agosto de 2009
Paulinho Mixaria faz show no Anfiteatro da Unifebe

Paulinho Mixaria faz show no Anfiteatro da Unifebe


09 de junho de 2011
Skip to content