O auditório Doutor Germano Hoffmann, no Bloco F, recebeu os calouros dos mais de 20 cursos de Graduação do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) para a programação de recepção do segundo semestre de 2024. Além dela, a integração dessa quinta-feira, movimentou o Átrio do Bloco A, com a recepção de veteranos.
Os acadêmicos conheceram a estrutura da UNIFEBE, as coordenações dos cursos, assim como sobre o funcionamento de serviços e setores da instituição. Durante a solenidade, os estudantes receberam as boas-vindas dos integrantes da gestão superior da universidade e acompanharam apresentação feita pelo Grupo de Teatro UNIFEBE.
Uma das novidades que ganhou cliques e vídeos nas redes sociais dos estudantes foi a projeção mapeada, montada para a recepção, em pleno Átrio do Bloco A. Calouros e veteranos tiveram uma programação especial durante a integração, que contou com a distribuição de pipoca, música e a disponibilidade de cabine de fotos.
A reitora da instituição, professora Rosemari Glatz, indicou o início da trajetória acadêmica como um passo importante na formação profissional e pessoal dos calouros. Ela reforçou o perfil comunitário da UNIFEBE e a credibilidade associada à formação na universidade com mais de 50 anos de história.
“Vocês escolheram a UNIFEBE, não foi por acaso”, afirmou. “É uma caminhada longa, mas que passa rápido. Difícil, mas que terá as suas recompensas”, comentou a reitora, durante a solenidade realizada com os acadêmicos do curso de Medicina.
Detalhando o crescimento da instituição, o vice-reitor, professor Sergio Rubens Fantini, reforçou a contínua busca por melhoria de qualidade de ensino e infraestrutura da UNIFEBE e os fatores que levaram os acadêmicos a optarem por estudar na instituição. O novo momento na trajetória pessoal dos estudantes foi destacado pelo pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, que reforçou a importância dos vínculos, aprendizados e desenvolvimento proporcionado durante o período na universidade.
A apresentação da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edineia Pereira da Silva abordou as possibilidades de atividades, vinculadas à UNIFEBE, que podem ser desenvolvidas pelos acadêmicos. Ela também apresentou os serviços disponibilizados, como o atendimento psicológico oferecido e as possibilidades de bolsas de estudos.
Referência
A brusquense Flávia Regina Wilcke é caloura do curso de Engenharia Química. Moradora de Nova Trento, ela afirma que a possibilidade de realizar o curso e manter a atividade profissional foi um dos pontos que pesou na escolha. O reconhecimento da qualidade de ensino e infraestrutura disponíveis também são destacados por ela.
Ela reconhece o carinho e a inspiração proporcionados pelo momento de interação dos novos estudantes com representantes da instituição e coordenadores. Segundo a estudante, o fato de atuar como laboratorista numa empresa têxtil demandou a necessidade de ampliar os conhecimentos para conseguir atender às demandas do mercado. “Na graduação, vou adquirir esse conhecimento teórico e prático, agregando conhecimento no meu dia a dia, na empresa e na vida, pois os aprendizados que uma universidade propõe são muito além do conteúdo em sala de aula”, projeta.