07 de março de 2017

UNIFEBE recebe intercambistas alemães

Desde que chegaram a Brusque, os alemães Lynett Saecker e Robert Fuchs viram suas rotinas mudarem completamente. Da adaptação à cultura brasileira ao estágio no setor de Recursos Humanos da UNIFEBE, tudo é novidade para a dupla de estudantes de Administração Pública de Karlsdorf-Neuthard e Stuttgart. Os intercambistas chegaram ao país no mês de janeiro e ficam em Brusque até o fim de março.

Lynett Saecker e Robert Fuchs
Os estagiários Lynett Saecker e Robert Fuchs

Além dos intercambistas, a experiência também foi de adaptação e aprendizado para os colaboradores da UNIFEBE. Durante a convivência, os funcionários precisaram encontrar meios de se comunicarem e explicarem tantas novidades para os visitantes estrangeiros.

— Percebemos que os colaboradores primeiro ficaram curiosos, alguns ficaram receosos por conta da dificuldade de comunicação e outros tomaram a iniciativa de se comunicar e se prontificaram a auxiliar. Para a própria equipe do setor tem sido uma experiência ímpar. Não imaginávamos que conseguiríamos destacar tantas atividades distintas para os estagiários se envolverem. E eles têm conseguido colaborar e se envolver com certa facilidade e interesse — explica a Supervisora de Recursos Humanos Juliana Peixer.

Para a alemã Lynett, a experiência tem sido até agora a maior aventura de sua vida.

— Eu estava com um pouco de medo por serem três meses longe da minha família, dos meus amigos e da minha casa. Mas a integração com as pessoas daqui não deixou espaço para tristeza, medos nem dúvidas. Temos ótimos colegas na UNIFEBE e descobri um monte de novos amigos. Eu posso dizer que viajar para o Brasil foi a melhor experiência até agora da minha vida — afirma.

Internacionalização

Vale ressaltar que uma das ações mais conhecidas da internacionalização é a mobilidade de estudantes, porém o assunto abrange muitas outras ações, como:  realização de mobilidade docente, pesquisas colaborativas, publicações de artigos, participação em eventos no exterior, entre outros.

— Em breve teremos professores alemães ministrando palestras na Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Nosso objetivo agora é intensificar também a divulgação da nossa instituição como uma opção para alunos estrangeiros que desejam realizar um período de estudos no Brasil. Pois ao receber alunos de outros países em nosso campus é também uma oportunidade para que nossos acadêmicos tenham contato com outras culturas e troquem experiências com os acadêmicos estrangeiros — explica a assessora de Relações Internacionais Ana Paula Bonatelli.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE