notícias colégio
Notícias
01 de novembro de 2007

Unifebe recebe mostra fotográfica “Detalhes no Tempo”

A mostra fotográfica Detagli nel Tempo (Detalhes no Tempo) dos jornalistas Elton de Souza, Maurício Haas e Vanessa Ruberti, permanecerá exposta no Átrio do Bloco A da Unifebe, no bairro Santa Terezinha, no período de 5 a 19 de novembro. O principal objetivo da exposição é sentir a alma do povo neotrentino e traduzi-la em fotografias.

A iniciativa busca registrar traços culturais de Nova Trento que transcendem a modernidade, costumes capazes de romper a barreira do tempo, perdurando no cotidiano da população. Personagens, hábitos, paisagens e religiosidade são reunidos num único trabalho, apresentando uma sociedade brasileira que vive os desdobramentos velozes do mundo contemporâneo, sem esquecer de manifestações que remontam à sociedade camponesa, italiana e imigrante do século 19, que lhe deu origem.

Detagli nel Tempo (Detalhes no Tempo) é um projeto itinerante que objetiva divulgar o município de Nova Trento através do trabalho dos jornalistas. Segundo os organizadores, a iniciativa tornou-se possível graças ao apoio efetivo do Circolo Trentino de Nova Trento, Associação Neotrentina do Turismo (Neotur), Câmara de Vereadores de Nova Trento e de uma vereadora do município.

“Queremos materializar a representação da diversidade de tradições italianas mantidas em Nova Trento. Atingida pelos movimentos sociais provocados numa sociedade moderna, a cidade neotrentina vai se modificando, recebendo moradores de todo país que trazem consigo novas vivências e costumes. Acreditamos, portanto, ser fundamental deixar para as gerações futuras um registro das especificidades vividas pelos descendentes de italianos que vivem em Nova Trento neste início de milênio, como forma de eternizar a identidade do povo neotrentino no atual tempo histórico”, salienta a jornalista Vanessa Ruberti, autora dos textos que acompanham as fotos da mostra.

Para o jornalista Elton de Souza, autor das fotografias, a mostra Detagli nel Tempo é composta de dois olhares: um jornalístico e outro artístico. “Primamos pela informação em nosso trabalho, sem abrir mão da arte”, destaca o profissional.

A mostra é composta de 22 fotografias selecionadas entre mais de 500 outras imagens. A seleção, que recebeu tratamento e composição gráfica de Maurício Haas, apresenta detalhes focalizados nos mais diversos locais de Nova Trento, desde interior de residências, passando por monumentos históricos e até por um cemitério com lápides de imigrantes.  

Mais informações sobre a mostra Detagli nel Tempo (Detalhes no Tempo), com o supervisor de extensão, André Soltau, pelo telefone (47) 3211 7227 ou pelo e-mail extensao@unifebe.edu.br.

Postagens relacionadas

Espetáculo teatral é apresentado para crianças na Unifebe

Espetáculo teatral é apresentado para crianças na Unifebe


27 de maio de 2009
Unifebe terá eleição para reitor

Unifebe terá eleição para reitor


10 de outubro de 2006
Resultado das inscrições homologadas para o Processo Seletivo Docente 2007/2

Resultado das inscrições homologadas para o Processo Seletivo Docente 2007/2


13 de junho de 2007
Skip to content