09 de agosto de 2012

Diretor da Defesa Civil de Brusque ministra palestra na UNIFEBE

Na noite de quarta-feira, 8, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE recebeu a segunda palestra da 11ª Semana de Engenharia promovida pelo Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque – CEAB.  O evento acontece de 7 a 9 de agosto e tem como tema “Desastres Naturais e suas Consequências sobre as Cidades”.

O palestrante, Evandro de Mello do Amaral, diretor da Defesa Civil de Brusque, falou sobre “Desastres naturais e a ação da Defesa Civil”. Estiveram presentes mais de 140 pessoas entre estudantes e profissionais da área.

Amaral aproveitou a oportunidade para apresentar as ações que a Defesa Civil tem feito no município como prevenção para possíveis desastres. Dentre eles, citou a instalação do radar meteorológico pelo Governo do Estado que pode prever chuvas com até três horas de antecedência. Também citou a instalação do sistema de telemetria, equipamento que transmite dados por meio de rede sem fio, que é acompanhado periodicamente em pontos estratégicos da cidade. Outra ação realizada é o estudo hidrológico, que faz uma análise das ocorrências, distribuição e movimentação de água em Brusque. E, por último, citou o levantamento das cotas de enchente de cada bairro. O objetivo é que no futuro os cidadãos possam ter acesso a esse monitoramento e, assim, se prevenirem de possíveis desastres.

“A responsabilidade de prevenir os desastres naturais é de todos, principalmente, dos engenheiros e arquitetos, pois é preciso conhecer o local onde será feito o projeto, e também monitorar e acompanhar todos os cortes que forem feitos em encostas. Os desastres só acontecem por eventos adversos e situações de vulnerabilidade”, afirmou o diretor.

Ele ainda disse que a Defesa Civil está atuando na redução da vulnerabilidade e que se todas as ações necessárias forem adotadas, em até 20 anos, os resultados aparecerão. “O índice de pessoas que morrem por causa das enchentes é pequeno, o maior refere-se aos deslocamentos de solo que provocam danos materiais, econômicos e humanos”, finalizou.

No final da palestra, os participantes puderam esclarecer dúvidas.

Texto: Elizandra Damasceno

Acadêmicos de Direito apresentam trabalhos finais – 2011.2