10 de março de 2010

Unifebe recebe professores para formação do “Santa na Escola”

Foi realizado nesta quarta-feira, dia 10, o segundo encontro de formação de professores do projeto "Santa na Escola", que tem como objetivo difundir a leitura entre os estudantes da rede municipal de ensino de Brusque. O evento reuniu, no Auditório do Bloco C da Unifebe, o prefeito municipal, Paulo Roberto Eccel, a secretária de educação Gleusa Luci Fischer, o editor-chefe do Jornal de Santa Catarina, Edgar Gonçalves, a reitora da Unifebe, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli e os representantes da Aradefe Malhas, RC Conti e Tecelagem Atlântica, Fernando Barni, Janete Conti e Sérgio de Souza, respectivamente.

O "Santa na Escola" foi implantado em Brusque no segundo semestre de 2009, com o propósito de disponibilizar diariamente o Jornal de Santa Catarina aos estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental da rede municipal de Brusque. A distribuição do periódico tem a intenção de difundir a leitura e o debate de assuntos cotidianos, visando o aperfeiçoamento da leitura e escrita das crianças.

O projeto é aplicado em 25 escolas de Ensino Fundamental, atingindo diretamente mais de 900 estudantes e 36 professores. Segundo a assessora pedagógica do projeto, professora Marilene Melara, as turmas participantes do "Santa na Escola" fazem a leitura diária do jornal em seguida o professor propõe o trabalho de produção de desenhos ou textos, que podem ser feitos individualmente ou em grupos. O próximo passo é o envio dos materiais produzidos ao Jornal de Santa Catarina, onde uma equipe técnica e pedagógica seleciona os trabalhos que serão publicados no suplemento "Santa na Escola – Uma aula de cidadania", cuja primeira edição veiculou em novembro do ano passado.

Durante o encontro os estudantes Michele Votena e João Vitor Maffessoni, da escola Paquetá, que tiveram o desenho publicado na capa da primeira edição falaram sobre a atividade. Segundo Michele, de todas as reportagens que leram no Jornal de Santa Catarina as questões relacionadas ao trânsito foram as que mais chamaram a atenção, pois envolvem a vida de muitas pessoas e não apenas a de quem dirige um veículo, por isso a escolha do tema. João Vítor contou que ficou muito feliz ao ver que o desenho da dupla havia sido publicado. Um tanto tímido, confessou que ficou mais conhecido na escola. A colega completa que, além disso, os familiares também ficaram muito orgulhosos.

A secretária de educação, Gleusa Fischer, agradeceu o incentivo de todas as empresas apoiadoras do "Santa na Escola" e cobrou da empresa jornalística maior visibilidade para Brusque nas páginas do Jornal de Santa Catarina. "Fica a nossa gratidão a todos que oportunizaram este projeto, entre elas a Unifebe, que é nossa parceira maior, pois estamos juntos em outras parcerias, como é o caso da escola Ângelo Dognini, que está hospedada aqui até a construção do seu próprio espaço físico.

Segundo a reitora da Unifebe, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, a educação é um segmento sem glamour, por conta disso o interesse que desperta na sociedade é menor. "Desejamos que as mídias nos dêem mais suporte para divulgarmos o nosso trabalho e através de iniciativas como esta exibir índices sobre a educação cada vez melhores. A Unifebe sempre será parceira de projetos que colaborem para a construção de cidadãos melhores, que possam construir uma sociedade igualitária", resumiu a reitora.

O prefeito Paulo Eccel, fez uma breve explanação sobre os investimentos do município na educação, destacando que os recursos bem administrados podem criar uma revolução na educação do país e para concluir também cobrou maior visibilidade para as atividades do município. "Brusque está lendo o Jornal de Santa Catarina, mas Brusque quer se ver no Jornal de Santa Catarina", finalizou o prefeito.

A formação dos professores que atuam no "Santa na Escola" teve continuidade no decorrer da manhã e durante o período da tarde, com a realização de oficinas voltadas para estratégias de utilização do jornal em sala de aula. "Estou começando a trabalhar neste projeto agora, mas o resultado é muito interessante. Posso perceber que os alunos que tinham dificuldade na leitura começam a se aperfeiçoar e demonstram um interesse maior, inclusive se aprofundando nas notícias que lhe interessam", destacou a professora Maria Angélica Sedrez Müller, da escola Isaura Gouvêa Gevaerd.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Lisiane Moraes     Fotos: Lisiane Moraes e Natália Uriarte

Unifebe oferece oficina no IV Seminário de Educadores

25 de janeiro de 2010