notícias colégio
Notícias
10 de março de 2010

Unifebe recebe professores para formação do “Santa na Escola”

Foi realizado nesta quarta-feira, dia 10, o segundo encontro de formação de professores do projeto "Santa na Escola", que tem como objetivo difundir a leitura entre os estudantes da rede municipal de ensino de Brusque. O evento reuniu, no Auditório do Bloco C da Unifebe, o prefeito municipal, Paulo Roberto Eccel, a secretária de educação Gleusa Luci Fischer, o editor-chefe do Jornal de Santa Catarina, Edgar Gonçalves, a reitora da Unifebe, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli e os representantes da Aradefe Malhas, RC Conti e Tecelagem Atlântica, Fernando Barni, Janete Conti e Sérgio de Souza, respectivamente.

O "Santa na Escola" foi implantado em Brusque no segundo semestre de 2009, com o propósito de disponibilizar diariamente o Jornal de Santa Catarina aos estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental da rede municipal de Brusque. A distribuição do periódico tem a intenção de difundir a leitura e o debate de assuntos cotidianos, visando o aperfeiçoamento da leitura e escrita das crianças.

O projeto é aplicado em 25 escolas de Ensino Fundamental, atingindo diretamente mais de 900 estudantes e 36 professores. Segundo a assessora pedagógica do projeto, professora Marilene Melara, as turmas participantes do "Santa na Escola" fazem a leitura diária do jornal em seguida o professor propõe o trabalho de produção de desenhos ou textos, que podem ser feitos individualmente ou em grupos. O próximo passo é o envio dos materiais produzidos ao Jornal de Santa Catarina, onde uma equipe técnica e pedagógica seleciona os trabalhos que serão publicados no suplemento "Santa na Escola – Uma aula de cidadania", cuja primeira edição veiculou em novembro do ano passado.

Durante o encontro os estudantes Michele Votena e João Vitor Maffessoni, da escola Paquetá, que tiveram o desenho publicado na capa da primeira edição falaram sobre a atividade. Segundo Michele, de todas as reportagens que leram no Jornal de Santa Catarina as questões relacionadas ao trânsito foram as que mais chamaram a atenção, pois envolvem a vida de muitas pessoas e não apenas a de quem dirige um veículo, por isso a escolha do tema. João Vítor contou que ficou muito feliz ao ver que o desenho da dupla havia sido publicado. Um tanto tímido, confessou que ficou mais conhecido na escola. A colega completa que, além disso, os familiares também ficaram muito orgulhosos.

A secretária de educação, Gleusa Fischer, agradeceu o incentivo de todas as empresas apoiadoras do "Santa na Escola" e cobrou da empresa jornalística maior visibilidade para Brusque nas páginas do Jornal de Santa Catarina. "Fica a nossa gratidão a todos que oportunizaram este projeto, entre elas a Unifebe, que é nossa parceira maior, pois estamos juntos em outras parcerias, como é o caso da escola Ângelo Dognini, que está hospedada aqui até a construção do seu próprio espaço físico.

Segundo a reitora da Unifebe, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, a educação é um segmento sem glamour, por conta disso o interesse que desperta na sociedade é menor. "Desejamos que as mídias nos dêem mais suporte para divulgarmos o nosso trabalho e através de iniciativas como esta exibir índices sobre a educação cada vez melhores. A Unifebe sempre será parceira de projetos que colaborem para a construção de cidadãos melhores, que possam construir uma sociedade igualitária", resumiu a reitora.

O prefeito Paulo Eccel, fez uma breve explanação sobre os investimentos do município na educação, destacando que os recursos bem administrados podem criar uma revolução na educação do país e para concluir também cobrou maior visibilidade para as atividades do município. "Brusque está lendo o Jornal de Santa Catarina, mas Brusque quer se ver no Jornal de Santa Catarina", finalizou o prefeito. 

A formação dos professores que atuam no "Santa na Escola" teve continuidade no decorrer da manhã e durante o período da tarde, com a realização de oficinas voltadas para estratégias de utilização do jornal em sala de aula. "Estou começando a trabalhar neste projeto agora, mas o resultado é muito interessante. Posso perceber que os alunos que tinham dificuldade na leitura começam a se aperfeiçoar e demonstram um interesse maior, inclusive se aprofundando nas notícias que lhe interessam", destacou a professora Maria Angélica Sedrez Müller, da escola Isaura Gouvêa Gevaerd.

 

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Lisiane Moraes     Fotos: Lisiane Moraes e Natália Uriarte

Postagens relacionadas

Unifebe realiza reunião para definir políticas institucionais

Unifebe realiza reunião para definir políticas institucionais


26 de fevereiro de 2009
Acadêmicos de Engenharia Civil expõem maquetes no hall do bloco C

Acadêmicos de Engenharia Civil expõem maquetes no hall do bloco C


20 de junho de 2012
Conselho Municipal Antidrogas realiza seminário

Conselho Municipal Antidrogas realiza seminário


29 de abril de 2009
Skip to content