30 de novembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE recebe representantes da Fapesc e sedia o Aproxima+SC

Evento foi realizado na noite desta quarta-feira (29), e reuniu autoridades e comunidade acadêmica.

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) sediou nesta quarta-feira (29), o evento Aproxima+SC, uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), que tem como objetivo conectar instituições de ensino superior, pesquisadores, empresários e empreendedores de todas as regiões do estado.

Alinhado ao propósito da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), a proposta do evento é conhecer as necessidades e produções dos setores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação de Brusque e aproximá-los dos projetos de fomento.

“O Aproxima+SC é uma oportunidade de conectar a Fapesc e os catarinenses, divulgando os projetos e editais em andamento. Queremos definir projetos futuros a partir das demandas regionais de pesquisadores, empresários e empreendedores”, afirma o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

A iniciativa da Fapesc vem sendo desenvolvida desde agosto deste ano, nas 14 cidades catarinenses sedes das universidades comunitárias da Acafe, como Rio do Sul, Joinville, Chapecó, Joaçaba, Mafra, Jaraguá do Sul, Criciúma, Orleans, Lages, Itajaí, Brusque, Blumenau e Florianópolis.

“A UNIFEBE é uma universidade que nasceu da vontade da comunidade e, desde então, tem ofertado cursos e desenvolvido projetos de pesquisa em prol do desenvolvimento da nossa região. É assim que, ano após ano, temos aproximado universidade e setor público das indústrias. Os três pilares da sociedade, trabalhando juntos para uma Santa Catarina melhor”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Em Brusque, os representantes da Fapesc, o presidente Fábio Wagner Pinto, a diretora de Ciência e Tecnologia e Inovação, Valeska Tratsk, e o assessor de Relações Institucionais e Governamentais do Sistemas Acafe, Adriano Rodrigues, visitaram a Tinturaria Florisa, conheceram os laboratórios da UNIFEBE e conversaram com professores e estudantes que desenvolvem na instituição os projetos de pesquisa fomentados pelo Governo do Estado.

Além de representantes de entidades, pesquisadores e professores, o evento foi prestigiado pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, pelo vice-reitor da UNIFEBE, professor Sergio Rubens Fantini, pelo pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, pela pró-reitora de Pós-Graduação, professora Edinéia Pereira da Silva, e pelo gestor do Centro de Inovação de Brusque e Região – 408lab e coordenador dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE, professor Günther Lother Pertschy.

O evento

O Aproxima+SC é uma realização Fapesc, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (SCTI), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e Plataforma On. O evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores (Fampesc) e Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI).

Conexão Indústria

Por fim, os participantes foram convidados a acompanhar o evento realizado pelo 408-lab, Conexão Indústria: Práticas e estratégias para alavancar resultados. Na ocasião, os sócios e representantes das empresas Zen S.A., Venture Hero, RIOSulense e FlexMotronics apresentaram seus cases de sucesso.

Universo dos Jogos Digitais é apresentado aos alunos do Colégio Universitário de Brusque
Ensino Médio

19 de março de 2019
Alunos de tecnologia da Unifebe participam de palestra sobre a água