10 de novembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

UNIFEBE recebe secretária municipal de Saúde de Brusque, Thayse Rosa

Na instituição ela participou de reunião com a Gestão Superior e representantes do curso de Medicina

Representantes do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e da Secretaria Municipal de Saúde, estiveram reunidos na reitoria da instituição na tarde desta terça-feira (7). O encontro foi a primeira visita institucional da secretária Thayse Rosa à UNIFEBE, onde ela pode conhecer a estrutura do campus, sobretudo a disponível no bloco F, onde estão concentrados os cursos vinculados à Saúde.

De acordo com a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, o encontro foi uma aproximação importante com a nova responsável pela Secretaria de Saúde de Brusque. A reunião ainda contou com o vice-reitor Sergio Rubens Fantini; pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa; a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edineia Pereira da Silva, representando a instituição.

“Na qualidade de uma instituição comunitária somos atuantes e colaboramos em diferentes demandas da nossa região. Receber a nova secretária de Saúde é um passo importante para alinharmos novas ações que busquem a melhoria da prestação do serviço para a comunidade”, afirma a reitora.

Após o encontro, a secretária conheceu a instituição acompanhada pelo professor Gripa e o coordenador adjunto, professor Antônio de Pádua Santos Lanna. O pró-reitor destacou a longa parceria entre a instituição e a Secretaria de Saúde.

“Foi um momento para que a secretária pudesse conhecer a instituição, a gestão superior, bem como a coordenação do curso de Medicina, estrutura, funcionamento do curso. Também foi um momento para pontuar sobre a importância do Sistema Único de Saúde para a formação dos nossos acadêmicos”, relata.

O evento também recebeu representantes do curso de Medicina, como o assessor pedagógico da Área da Saúde, Alberto Fedeli Júnior; a supervisora de Interação em Saúde na Comunidade (IESC), Juliana Chaves Costa Pinotti; coordenadora do Internato, Caroline Anne Lucas Leite Resener e a secretária do curso, Nara Aline de Souza.

Balanço positivo

Satisfeito com a possibilidade de apresentar mais sobre o curso, o coordenador adjunto classifica a visita como importante. Ele acredita que a presença dos acadêmicos do curso tenha auxiliado na melhoria de acolhimento e atendimento nas unidades de saúde brusquenses.

“Foi muito bom ela vir à UNIFEBE, para conhecer nossa estrutura, nossa seriedade e podermos apresentar as oportunidades para desenvolvimento e crescimento da Secretaria de Saúde em conjunto com nossa atuação como instituição de ensino”, afirma. “O curso já está presente no dia a dia da Secretaria, mas estamos sempre em busca de aumentar e melhorar essa relação não só com relação aos estágios de alunos e a presença deles, mas, principalmente, com a melhor utilização dos alunos para acelerar, qualificar e viabilizar o atendimento de saúde no nosso município”.

A secretária reforçou seu vínculo profissional e acadêmico com instituições do Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) ao longo de 15 anos de vida acadêmica e profissional. “Eu já esperava encontrar na UNIFEBE, por ser uma universidade comunitária, um cenário muito bom na questão de graduação, pesquisa e extensão”, indica a secretária, que também é professora universitária.

Ela ressalta a estrutura física, com destaque aos laboratórios com simulação realística, visitada e o corpo docente participante no encontro. “Porém, me surpreendi positivamente e foi além das expectativas tanto a questão estrutural quanto a tecnologia, os laboratórios e todo o quadro de professores”, descreve.

Semana acadêmica dos cursos de Gestão destaca oportunidades e desafios econômicos
UNIFEBE

07 de abril de 2016
Conselhos homenageiam administradores em sessão na Câmara