29 de novembro de 2017

Equipe de Robótica do Colégio Amplo/UNIFEBE desenvolve protótipo para economia de água

Equipe-amplotechSegundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb, escovar os dentes com a torneira aberta continuamente por três minutos desperdiça em média 18 litros de água. Abrindo e fechando a torneira, o gasto é de dois litros. Escovando os dentes três vezes, uma pessoa pode gastar 54 ou 6 litros diariamente.

Para conscientizar sobre o assunto e propor uma solução hidrodinâmica para o problema, a equipe de robótica AmploTech do Colégio Amplo/UNIFEBE desenvolveu um projeto, criando um acessório para escovas de dentes. O protótipo será apresentado nos dias 1 e 2 de dezembro em Curitiba – PR quando participam do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), que tem hidrodinâmica como tema. Nos dias de competição, serão levados em consideração os seguintes itens: Projeto de Pesquisa com a solução de algum problema, desafio do robô e Core Values.

Hidrodinâmica

PROTÓTIPO 1Seguindo o tema do torneio, a equipe de robótica AmploTech focou seu projeto para a questão da escovação dental. A partir da pesquisa desenvolvida, o grupo criou um acessório para escovas de dentes no laboratório de impressão tridimensional da UNIFEBE, o In³D, que se trata de um borrifador com capacidade para 25 mL de água, com um encaixe fácil para ser acoplado à escova.

— Usando apenas um borrifador, o desperdício durante a escovação diminui quase 100%, visto que serve como uma maneira do usuário ter uma melhor gestão do uso da água, já que, normalmente, ela desce direto para o ralo da pia sem nem ter sido utilizada — explica o técnico da equipe Thiago Bortoluzzi.

Além do Projeto de Pesquisa, a equipe também trabalhou muito nos “Core Values”, os valores fundamentais do grupo, que incluíram saídas, encontros e todos os momentos que compartilham.

— Sempre gostei de exatas. Poder colocar em prática meu conhecimento me fez amar a robótica. Trabalhar na programação do robô é algo que eu gosto muito — afirma a estudante Nicolas Vanz.

Segundo o diretor do Colégio Amplo/UNIFEBE Maicon Rodrigo Moresco, a base do processo educacional esta alicerçado na disciplina, construção de conhecimento e relacionamento interpessoal.

— O mercado de trabalho exige desses jovens não só o conhecimento técnico e científico, mas que também tenham desenvolvido inteligências emocionais, que saibam trabalhar em  equipe, desenvolvam o senso crítico e a criatividade, que saibam gerenciar conflitos e principalmente que tenham um comportamento colaborativo para que possam se destacar no mercado de trabalho — destaca.

O projeto extracurricular de robótica foi iniciado no Colégio em 2016. No mesmo ano, a Equipe AMPLOTECH, constituída por 7 alunos entre 15 a 16 anos, dois técnicos e dois mentores, recebeu um prêmio de inspiração no torneio FIRST® LEGO® League.

O objetivo do projeto AMPLOTECH é despertar o interesse dos alunos em temas como Ciências, Matemática e Tecnologia dentro do ambiente escolar, inspirando e desafiando crianças e jovens a pensarem como cientistas e engenheiros.

IMG_3295Integrantes: Ana Luiza Paduano, Betina Battisti Archer, Daniel Elias, Gonçalves, Helena Torresani, Leonardo Raimundo, Nicolas Vanz e Victor Hugo Molina.

Técnicos: Thiago e Natália Bortoluzzi.

Mentores: Luís Guilherme Volkmann e Vinicíus Pereira Forte.

Reportagem: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

UNIFEBE participa de evento sobre eleições italianas