notícias colégio
Notícias
29 de agosto de 2006

Unifebe representa a América Latina em Congresso na Hungria

A Unifebe – Centro Universitário de Brusque foi a única Instituição de Ensino Superior que participou XX Congresso da Academia Internacional de Medicina Legal, realizado em Budapeste (Hungria), entre os dias 23 a 26 de agosto. O professor Dr. Lourival Hari Saade, titular da disciplina Medicina Legal, no Curso de Direito da Unifebe, apresentou o trabalho “Procedimentos para coleta de material e identificação rápida em grande escala nos desastres em massa”.

A preocupação com o tema surgiu ao acompanhar o socorro prestado às vitimas do Tsunami, em dezembro de 2004. “O recolhimento e identificação dos corpos foi feito de forma inapropriada, impedindo que as famílias tivessem acesso aos corpos de seus familiares e pudessem recorrer a benefícios como seguros de vida, pensões e afins”, afirma o professor.

A tese defendida pelo professor Lourival sugere que a Organização das Nações Unidas – ONU, crie uma equipe de pessoas treinadas para catalogar e classificar cerca de 50 a 100mil cadáveres por dia. O método utilizado seria fotografar a face de cada cadáver, retirar um dedo e um dente, materiais que seriam conservados em formol. Os materiais coletados receberiam uma numeração, que seria também fixada no cadáver antes de ser enterrado em valas comuns seguindo a seqüência numérica.

O material coletado seria enviado a uma central de identificação para fazer a leitura das impressões digitais e do DNA. Após a identificação os corpos poderiam ser exumados e posteriormente devolvidos aos familiares. “Com este procedimento tenho certeza que em catástrofes futuras, não teríamos mais a lamentar tanto sofrimento e prejuízos para as famílias, que poderiam comprovar a morte de seus entes e receber pensões, seguros e indenizações, conforme prevê a legislação”, esclarece Saade. 

Postagens relacionadas

Enpex acontece de 9 a 11 de outubro na UNIFEBE

Enpex acontece de 9 a 11 de outubro na UNIFEBE


08 de outubro de 2012
Pedagogia UNIFEBE capacita catequistas de Brusque a desenvolver práticas inclusivas
Pedagogia

Pedagogia UNIFEBE capacita catequistas de Brusque a desenvolver práticas inclusivas


21 de julho de 2022
UNIFEBE integra Gincana do Emaús

UNIFEBE integra Gincana do Emaús


28 de março de 2012
Skip to content