A UNIFEBE sediou nesta quarta-feira (29), a abertura oficial da 3.ª Conferência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Brasil e Alemanha. Organizada pela instituição em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (Fundema), o Distrito de Karlsruhe, Prefeitura de Brusque, o Comitê de Brusque do Movimento Nacional ODS Santa Catarina e a Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE), o evento contou com a presença da comitiva alemã, vinda do Distrito de Karlsruhe, além de autoridades brasileiras, professores e signatários do Movimento ODS.
Fruto da Parceria Climática entre a cidade de Brusque e o distrito de Karlsruhe, a Conferência, realizada desde 2019, busca incentivar o debate e a troca de experiências sobre práticas que visam o desenvolvimento urbano sustentável. Na 3.ª edição do evento, os participantes puderam prestigiar palestras e apresentações de projetos alinhados às metas globais da Agenda 2030 da ONU, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas.
“Desde a primeira edição, realizada em Bad Schönborn, na Alemanha, tornamos a conferência um espaço de diálogo, de troca de conhecimento e, principalmente, de reflexão sobre onde estamos e o que precisamos para alcançar os objetivos propostos pela ONU. A tarefa não é fácil, é árdua e exige essa sinergia entre o poder público e a universidade. A expertise dos nossos parceiros alemães é essencial nesse processo e estreita ainda mais os laços históricos e culturais entre os dois países”, salienta a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.
Depois da primeira edição, na Alemanha, a 2.ª Conferência foi realizada em 2020, na UNIFEBE, e interrompida no ano seguinte devido à pandemia de coronavírus. A 3.ª edição promovida no Brasil celebra ainda os dez anos da Parceria Climática, firmada em 2015, entre os dois países.