23 de julho de 2010

Campus da Unifebe conta com mais um bloco

A Unifebe – Centro Universitário de Brusque inaugurou na noite de ontem, dia 22, mais um bloco no campus, localizado no bairro Santa Terezinha. A cerimônia de inauguração do Bloco D reuniu a administração superior, professores, autoridades municipais e estaduais, trabalhadores da obra e acadêmicos, ambos homenageados pelo esforço empreendido para que a obra fosse concluída.

Durante a cerimônia, os profissionais que trabalharam na construção do novo bloco foram homenageados pelo esforço e dedicação empenhados para finalização da estrutura, voltada para o desenvolvimento da comunidade brusquense e regional. Denirval Marques de Liz, funcionário da Construtora Stein recebeu da reitora, em nome dos demais trabalhadores, uma placa de homenagem.

Os acadêmicos dos cursos de graduação da Unifebe também foram homenageados por contribuírem para o desenvolvimento da Instituição. Cada curso foi representado por um aluno destaque, que recebeu um certificado de reconhecimento. O presidente do DCE, Maicon Crispim, também foi agraciado com uma placa, como representante de todos os demais alunos.

A placa inaugural do bloco foi descerrada pela reitora e pelo ex-prefeito de Brusque e instituidor da Unifebe, José Germano Schaefer. Na sequência, o vice-reitor, Antônio Carlos Schlindwein e o representante do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Egon José Schramm, realizaram o rompimento da fita de inauguração. Por fim, o padre Antônio Figueiredo conduziu o ato de benção das instalações do Bloco D.

A cerimônia foi contemplada com apresentações musicais do Coro da Unifebe. Entre as demais autoridades que participaram, destaca-se a presença do prefeito de Brusque, Paulo Roberto Eccel; do prefeito de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi; da representante da FAPESC, Maria Zilene Cardoso; da gerente comercial da Embreex, Josi Rezini; da presidente da ACAERT, Marise Westphal Hartke; do presidente da OAB/Subseção de Brusque, Ricardo Viana Hoffmann; além de secretários municipais de Brusque, profissionais responsáveis pelo projeto e execução da obra e da administração superior da Unifebe.

Estrutura laboratorial

A área total construída do Bloco D é de aproximadamente 1.280m. Inicialmente ele conta com um andar, onde estarão localizados os laboratórios de Design de Moda, Educação Física e Engenharia de Produção, além de uma Sala de Desenho e outra de aula, com 67m e capacidade para 40 acolher alunos.

Os laboratórios têm capacidade para 55 alunos e oferecem suporte às atividades de ensino, iniciação científica e extensão, através de equipamentos atualizados. Eles estão aptos a atender não só às necessidades pedagógicas dos cursos de graduação e pós-graduação da Unifebe, mas também a prestar serviços à comunidade.

O laboratório de Design de Moda possui 190m e a Sala de Desenho conta com 91m. O de Engenharia de Produção tem 91m. Já o de Educação Física tem 133m e comporta o laboratório de Anatomofisiologia e a Sala de Fisiologia. A empresa Embreex doou uma bicicleta ergométrica, uma esteira mecânica e um aparelho elíptico para utilização dos acadêmicos nas práticas e avaliações realizadas no laboratório.

"Fiquei muito feliz com a inauguração deste bloco e por representar os demais acadêmicos de Educação Física nesta noite. Penso que este é um investimento que renderá bons frutos para os alunos e à Instituição. Acredito que as práticas no Laboratório de Anatomofisiologia proporcionarão um retorno social à comunidade", destacou o acadêmico Dennis William Gripa.

Já o acadêmico de Engenharia de Produção, Rafael Maffezzolli, afirmou que a estrutura do novo laboratório proporcionará aos alunos do curso a possibilidade de colocarem em prática muitos dos ensinamentos recebidos em sala de aula. Segundo ele, isto irá valorizar ainda mais o curso, além de promover efetivamente o ensino de qualidade, aliando teoria e prática.

Fotos: http://www.unifebe.edu.br/galerias/galeria.php?id=701

Texto: Natália Uriarte Vieira