04 de julho de 2013

UNIFEBE sedia III Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí

O dia 4 de julho foi marcado pelas discussões entre poder público e sociedade civil no III Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí, realizado no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. O evento é uma ação conjunta da instituição, em parceria com a FURB, UNIDAVI, UNIVALI e Comitê do Itajaí e foi realizado no auditório do Bloco C, campus Santa Terezinha.

O Fórum abordou um panorama da ocorrência dos desastres naturais no Brasil e em Santa Catarina, métodos de análise para a gestão de bacias sujeitas à inundação, método para o mapeamento generalizado de áreas de risco de inundações e mapeamento de encostas sujeitas a riscos de desmoronamento.

Durante a manhã, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hóbus, falou sobre as ações empreendidas pela Secretaria para confrontação de desastres. Segundo ele, Santa Catarina é o terceiro estado brasileiro mais atingido por desastras naturais, por conta das questões climáticas. “Temos memórias recentes das tragédias que enfrentamos. Já trabalhamos no maior plano de prevenção de desastres da história catarinense. Queremos que as pessoas compreendam para qual direção o Estado caminha nesse sentido”, declarou. Hóbus revelou que o investimento do governo do estado na prevenção de desastres será de mais de um bilhão de reais.

Em seguida, Jairo Kruger (CEPED/UFSC) discorreu sobre Atlas Brasileiro de Desastres Naturais 1991 a 2010 – Volume Santa Catarina e Priscila Krambeck Braun, da FURB, sobre Metodologia de análise para a gestão de bacias hidrográficas sujeitas a inundações.

No período da tarde, foram abordadas as experiências do mapeamento de áreas inundáveis e deslizamentos no Município de Jaraguá do Sul, pelo geólogo, Normando Zitta e o Modelo HAND e sua aplicabilidade na bacia do Itajaí, por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e pelo professor Adilson Pinheiro, da FURB.

Também foi apresentado um pôster, com o título Sistema de informações geográficas para áreas com risco de alagamento nas margens do Rio do Peixe no perímetro urbano do município de Caçador – SC, de autoria do engenheiro ambiental, Everton Luiz de Souza Guesser.

Abertura

O reitor Günther Lother Pertschy abriu o evento agradecendo a presença de todos e enfatizando que as universidades são fundamentais na prevenção de desastres. “O papel da universidade é esse: pesquisar e lapidar dados obtidos para auxiliar na tomada de decisões, seja do poder público ou de cada indivíduo”, declarou.

Também compuseram a mesa de autoridades: o diretor geral da Defesa Civil de Brusque e egresso da UNIFEBE, Evandro de Mello do Amaral, representando a Prefeitura de Brusque; secretário de Desenvolvimento Regional, Jones Bósio; presidente do Comitê do Itajaí, Maria Izabel Pinheiro Sandri; deputado estadual, Jean Kuhlmann, que representou a Assembleia Legislativa; reitor da FURB, João Natel Pollonio Machado; reitor da UNIDAVI, Célio Simão Martignago; representante da UNIVALI, João Luiz de Carvalho. Todos fizeram uso da palavra e ressaltaram a importância do evento e da participação das universidades nas discussões sobre o tema.

Fique por dentro

O Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí é uma tentativa de integração entre os governos municipais, estadual e a sociedade civil, conforme orienta o Plano Integrado de prevenção e Mitigação de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (PPRD). Desenvolvido após a catástrofe de novembro de 2008, o PPRD tem a missão de congregar organizações públicas e privadas em torno da redução de risco de desastres naturais na bacia do Itajaí, promovendo uma base comum para a definição e implementação de uma política pública permanente, orientadora e reguladora.

O primeiro e o segundo Fórum foram realizados em 2012, na FURB, em Blumenau. O terceiro na UNIFEBE, em Brusque, e o quarto acontecerá no campus da UNIDAVI, em Rio do Sul.

Texto: Thayse Helena Machado

Unifebe presta esclarecimentos à diretoria da ACIBr

13 de março de 2007
Unifebe recebe visita da equipe do SESC