23 de setembro de 2015

UNIFEBE sedia Processo Eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural

Na sexta-feira, 25 de setembro, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE sedia um dos encontros descentralizados para a eleição dos representantes catarinenses para os Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). O processo eleitoral será realizado no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha, das 16h30 às 22h.

Além de Brusque, as cidades de Palhoça, Criciúma, Joinville e Chapecó também sediam o processo. No dia 19, as eleições foram realizadas na capital Florianópolis. O processo foi estendido às outras cidades para oportunizar a participação da sociedade civil.

Eleição

O processo eleitoral tem como objetivo eleger até três representantes de cada setorial, em cada Estado, para o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) oriundos da sociedade civil.

Nos locais de votação serão disponibilizados computadores para a inscrição de eleitores e candidatos nas seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; e Teatro.

A realização do processo eleitoral é coordenada pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), com apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). Em Brusque, o evento conta também com o apoio da Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Lieza Boing de Souza Neves e do superintendente de Cultura, Marcos Uendel Fumagalli.

Representatividade

Candidata para fazer parte do Conselho pelo Setorial de Moda, a coordenadora do curso de Design de Moda da UNIFEBE, Edinéia Pereira da Silva Betta, conta que uma de suas principais lutas e objetivos é fortalecer o Setorial de Moda no Ministério da Cultura, representando Brusque e a história do município na área.
“Em nossa cidade, muitos falam a todo o momento que temos que ser referência em moda, e esta é uma oportunidade de realmente nos tornarmos referência no assunto. A moda faz parte da nossa identidade. Por isso, candidatei-me a uma das três vagas no Conselho Nacional de Política Cultural. Quero muito defender essa bandeira, representando Santa Catarina e Brusque, mesmo que a cidade ainda não conte com um conselho setorial de Moda”, afirma Edinéia.

Conheça alguns dos pré-candidatos de Brusque:
Setorial de Moda – Edinéia Pereira da Silva Betta, Coordenadora de Curso de Design de Moda
Setorial de Design – Rodrigo Zen – Consultor em Gestão do Design e Professor de Design de Moda
Setorial de Literatura, Livro e Leitura – Kátia Costa, Bibliotecária do Município de Brusque
Setorial de Arquitetura e Urbanismo – Marcelius Oliveira de Aguiar, Coordenador de Curso de Arquitetura e Urbanismo
Setorial de Artesanato – Irineu Bento – Coordenador do Fórum Municipal de Economia Solidária, representando os empreendimentos.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

A importância do crédito educativo para as universidades