notícias colégio
Notícias
06 de novembro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Uso de metodologia STEAM no ensino da língua inglesa é tema de projeto na UNIFEBE

Acadêmicos da 7.ª fase do curso de Letras – Inglês organizaram e ministraram uma oficina focada no tema para professores da rede estadual de ensino

Diferentes projetos STEAM desenvolvidos por acadêmicos da 7.ª fase do curso de Letras-Inglês da UNIFEBE serviram de base para uma oficina organizada aos professores da rede estadual de ensino. As propostas tinham como o foco a aplicação da metodologia para o ensino de inglês.

Para a elaboração da oficina, que recebeu inscrições de educadores da Coordenadoria Regional de Educação de Brusque, além de estudar sobre a metodologia, o grupo passou por uma formação com o professor Leonardo Ristow. A atividade foi resultado da curricularização da extensão do curso no semestre.

A professora Suy Mey Schumacher Moresco, articuladora da curricularização do curso de Letras-Inglês, afirma que a curricularização do curso, neste segundo semestre, permitiu que os acadêmicos explorassem e conhecessem mais a fundo uma metodologia ativa. Além disso, o fato de prepararem uma oficina para professores possibilitou maior domínio sobre a metodologia STEAM, deixando-os aptos a utilizá-la em sala de aula.

Para a acadêmica Beatriz Leal, a possibilidade de conduzir a oficina com os colegas e apresentar mais sobre a metodologia para educadores atuantes oportunizou aprendizado e troca de experiências.
“Participar do projeto de curricularização na faculdade, explorando a metodologia STEAM, foi uma experiência enriquecedora e desafiadora. Tivemos a oportunidade de mergulhar no STEAM, entender como ele integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, e aplicá-lo em um projeto prático em conjunto com o ensino de inglês”, salienta.

A coordenadora do Curso de Letras – Inglês, professora Rosana Paza, ressalta que um aspecto essencial dessa abordagem é o protagonismo do estudante. “Nas atividades envolvendo o STEAM, o aluno desenvolve a habilidade de construir soluções em equipe por meio da discussão, cooperação e intercâmbio de aprendizagens. Características como essas superam o modelo meramente expositivo e tradicional, centrado no professor”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE recebe visita de magistrados
Destaque

UNIFEBE recebe visita de magistrados


14 de outubro de 2022
Prorrogada a divulgação do resultado do Processo Seletivo para 8ª fase de Educação Física(matutino)

Prorrogada a divulgação do resultado do Processo Seletivo para 8ª fase de Educação Física(matutino)


15 de dezembro de 2009
Matrícula para calouros do Vestibular Acafe

Matrícula para calouros do Vestibular Acafe


19 de dezembro de 2008
Skip to content