Diferentes projetos STEAM desenvolvidos por acadêmicos da 7.ª fase do curso de Letras-Inglês da UNIFEBE serviram de base para uma oficina organizada aos professores da rede estadual de ensino. As propostas tinham como o foco a aplicação da metodologia para o ensino de inglês.
Para a elaboração da oficina, que recebeu inscrições de educadores da Coordenadoria Regional de Educação de Brusque, além de estudar sobre a metodologia, o grupo passou por uma formação com o professor Leonardo Ristow. A atividade foi resultado da curricularização da extensão do curso no semestre.
A professora Suy Mey Schumacher Moresco, articuladora da curricularização do curso de Letras-Inglês, afirma que a curricularização do curso, neste segundo semestre, permitiu que os acadêmicos explorassem e conhecessem mais a fundo uma metodologia ativa. Além disso, o fato de prepararem uma oficina para professores possibilitou maior domínio sobre a metodologia STEAM, deixando-os aptos a utilizá-la em sala de aula.
Para a acadêmica Beatriz Leal, a possibilidade de conduzir a oficina com os colegas e apresentar mais sobre a metodologia para educadores atuantes oportunizou aprendizado e troca de experiências.
“Participar do projeto de curricularização na faculdade, explorando a metodologia STEAM, foi uma experiência enriquecedora e desafiadora. Tivemos a oportunidade de mergulhar no STEAM, entender como ele integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, e aplicá-lo em um projeto prático em conjunto com o ensino de inglês”, salienta.
A coordenadora do Curso de Letras – Inglês, professora Rosana Paza, ressalta que um aspecto essencial dessa abordagem é o protagonismo do estudante. “Nas atividades envolvendo o STEAM, o aluno desenvolve a habilidade de construir soluções em equipe por meio da discussão, cooperação e intercâmbio de aprendizagens. Características como essas superam o modelo meramente expositivo e tradicional, centrado no professor”, descreve.