21 de março de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Viagem Técnica apresenta paisagem urbana da capital catarinense

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo visitaram Florianópolis, no último sábado,18.

A partir de um viés técnico e sob o olhar paisagístico urbano, os acadêmicos da 7ª e 1ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, visitaram no último sábado, dia 18 de março, a cidade de Florianópolis.

Acompanhados pela professora Alexssandra da Silva Fidelis, os alunos visitaram diversos parques e praças da capital catarinense, com o intuito de vivenciar a dinâmica existente nos espaços públicos e analisar os equipamentos e serviços existentes ofertados, servindo como estudo de caso para futuros projetos.

“Analisar a paisagem urbana é parte fundamental do ensino de arquitetura e urbanismo e constitui habilidade importante para quem planeja o espaço urbano de uma cidade. Ao identificar as particularidades de um lugar, é possível desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridos, em consonância com o local e usuários, tornando-o um espaço acolhedor, mais convidativo e arrisco dizer, afetuoso”, enfatiza a professora Alexssandra.

Para Bianca Brambila, acadêmica da 7ª fase, as visitas técnicas ampliam o olhar dos futuros profissionais. “Assim, visualizamos o que o espaço arquitetônico faz com as pessoas e como elas se relacionam com ele. Além de conhecer a realidade das referências de sustentabilidade e lazer desses espaços projetados para todos, temos um parâmetro de como elaborar futuros projetos”, destaca a estudante.

Enquanto visitavam o Largo da Alfândega, junto ao Mercado Municipal de Florianópolis, que foi recentemente revitalizado, encontraram o arquiteto César Floriano, responsável pelo projeto. O arquiteto os guiou na visita ao local, apresentando os detalhes pensados para o projeto. “A tramoia que caracteriza o pergolado existente na praça, faz menção às rendas de bilro, importante manifestação cultural de Florianópolis e homenageia as rendeiras de origem açoriana, que ainda hoje desenvolvem esta arte em forma de renda em diversas localidades na ilha de Florianópolis“, explicou o arquiteto César Floriano aos estudantes.

O encontro com o arquiteto foi algo marcante para a acadêmica da 1ª fase, Amanda Walendowsky. “Achei uma experiência excelente para vermos na prática o que aprendemos em sala. Ainda pudemos conversar com o criador de um projeto muito importante para a cidade de Florianópolis, a revitalização da praça do Mercado Público, e foi ainda mais enriquecedor para agregar conhecimento. Esperando pelas próximas oportunidades”, complementa Amanda.

Durante a visita técnica, os estudantes conheceram projetos estudados em sala de aula na disciplina de Paisagismo Urbano, como o Mercado Público de Florianópolis, o Parque Linear do Córrego Grande, o Passeio Primavera, a Ponte Hercílio Luz e o Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz.

Confira algumas fotos da atividade:

Inscrições abertas para 2ª etapa da Seleção pelo Histórico Escolar

15 de dezembro de 2008
Mais de 500 mudas de árvores nativas da região são entregues aos calouros da UNIFEBE
Sustentabilidade

04 de fevereiro de 2021