27 de março de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Videoconferência entre reitoria e representantes dos cursos de Graduação esclarece dúvidas sobre o novo método de aulas

Membros da UNIFEBE e estudantes conversaram por meio da plataforma que será utilizada a partir de segunda-feira (30).

Com o intuito de esclarecer algumas das principais dúvidas que surgiram após o início do período de quarentena, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) promoveu nessa quinta-feira (26), uma videoconferência com os representantes dos cursos de Graduação da instituição.

A conversa, realizada por meio da plataforma que será utilizada pelos acadêmicos a partir de segunda-feira (30), contou com a participação da reitora e do vice-reitor da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz e professor Sergio Rubens Fantini, do Pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, da Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edineia Pereira da Silva e do gestor de comunicação da instituição, Arthur Timm.

Durante a videoconferência o Pró-reitor de Graduação, Sidnei Gripa, explicou o motivo de dar sequência aos encontros de maneira não presencial, por meio do formato take-home. “O método criado pela própria UNIFEBE busca dar continuidade ao semestre letivo com qualidade. As aulas on-line serão conduzidas em tempo real pelo professor, por meio do Moodle e Google Meet, no dia e horário de aula”, destaca Gripa.

O valor das mensalidades, um dos questionamentos dos estudantes, também foi abordado pela UNIFEBE, que lembrou do aumento dos custos institucionais para a estruturação do take-home. “Manteremos o valor das mensalidades, pois os custos da UNIFEBE continuarão a existir. Os professores e funcionários estarão trabalhando normalmente, e ainda tivemos que investir em recursos humanos, tecnologia e ferramentas que possibilitaram a oferta das aulas nesse novo formato”, enfatiza o vice-reitor da UNIFEBE, Sergio Rubens Fantini.

A Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edineia Pereira da Silva, esclareceu que a alteração na data dos resultados das bolsas foi uma determinação do governo estadual. “A UNIFEBE está diariamente em contato com o Uniedu, buscando agilidade nesse processo. Sabemos que temos acadêmicos que estão aguardando o resultado para realizar o pagamento das mensalidades e para que ninguém seja prejudicado com essa mudança, não será cobrado juros de parte da parcela dos bolsistas”, ressalta Edineia.

Dentre outros temas abordados estavam as orientações de TCC, aulas práticas no período de take-home, estágio obrigatório, uso da Biblioteca On-line e pagamento do estacionamento.

“A reunião foi muito positiva, e os estudantes puderam conhecer melhor a plataforma que será utilizada para as aulas. Nos preocupamos em esclarecer as dúvidas e, principalmente, conhecer os anseios dos nossos acadêmicos. Por isso, criamos em nosso site a página UNIFEBE RESPONDE, com perguntas frequentes sobre os temas abordados na reunião, e um chat, para que os alunos estejam sempre em contato com a instituição”, frisa a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Para os estudantes foi um momento transparente, em que os alunos puderam expor suas dúvidas e demandas, e a instituição apresentar o projeto e desafio do novo formato das aulas.

“O DCE vem cumprindo seu propósito de representação dos alunos por meio do diálogo com a instituição, e teve a oportunidade de mediar esta videoconferência, que acredito ter resultado em grande avanço acadêmico neste momento de crise”, ressalta o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) UNIFEBE, David Pablo Pereira.

Segundo a acadêmica Selena Baron, do curso de Design de Moda, uma das grandes novidades que a UNIFEBE apresentou é em relação aos softwares utilizados pelos acadêmicos. “Os estudantes de Design de Moda ficarão muito felizes em saber que poderemos acessar o WGSN de casa durante este período. Isso faz muita diferença” conclui Selena.

O vice-reitor da UNIFEBE lembra que outros softwares também poderão ser utilizados pelos acadêmicos. “Estamos montando uma estrutura de comunicação para que os alunos acessem os laboratórios físicos a partir de suas residências, de modo remoto, onde poderão utilizar os softwares que costumeiramente utilizam nas aulas presenciais. Além disso, todos os acadêmicos já possuem acesso ao Google Docs por meio do e-mail institucional”, comenta Fantini.

Participaram da videoconferência os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Centro Acadêmico de Direito (CADEZ), do Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI) e as lideranças dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Gestão Comercial, Jogos Digitais, Letras-Inglês, Medicina, Processos Gerenciais, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação.

Unifebe doa cadeiras escolares

31 de março de 2006
Formação de Professores de Diário Online

06 de julho de 2011