Acadêmicos dos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE participaram de uma visita técnica na vinícola Girola, em Nova Trento, no fim de setembro. A atividade parte do componente curricular de Negociação, a visita compreendeu estratégias de negociação em diferentes etapas do processo produtivo da empresa.
Durante a visita, os acadêmicos puderam conhecer parte das estratégias aplicadas pela empresa, desde a aquisição de uvas e insumos até a distribuição e comércio dos produtos desenvolvidos ao longo dos anos, além de vivenciar a aplicação de conceitos trabalhados durante o componente curricular. Segundo a professora Gissele Prette, a troca de experiências com os gestores da empresa, atualmente com a 5.ª geração familiar à frente dos negócios, foi uma oportunidade valiosa, assim como o tour pelo ambiente.
“Oportunizou aos acadêmicos uma compreensão aprofundada e aplicada das estratégias de negociação, adaptadas às especificidades do setor, evidenciando-se que a negociação é uma competência essencial para esse segmento marcado por particularidades que exigem habilidades de negociação refinadas, como a necessidade de garantir a qualidade dos produtos, a gestão de contratos sazonais e a manutenção de parcerias estratégicas de longo prazo”, descreve a professora.
O coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE, professor Günther Lother Pertschy, ressalta que o domínio das técnicas de negociação é essencial para o controle de custos, além da melhoria de qualidade e aumento de competitividade. “Conhecer estratégias de negociação em diferentes etapas do processo produtivo é essencial para o sucesso das empresas, pois cada fase envolve interações com diversos fornecedores, parceiros e clientes”, afirma.
Vinícola em detalhes
Para a acadêmica Núbia Bini, da 6.ª fase de Processos Gerenciais, além de conseguir perceber como o processo de negociação é feito, na prática, outro benefício da visita foi a possibilidade de conhecer sobre o processo de fabricação da empresa.
“A visita à Vinícola Girola foi uma experiência incrível. Aprendemos muito sobre como o vinho é feito, desde a colheita das uvas, engarrafamento até o armazenamento. Assim como a professora Gissele havia nos explicado em sala, entendemos, na prática, como funciona a negociação do Girola”, indica. “A parte de maquinário foi a que mais me surpreendeu. Ver aquelas barricas de carvalho gigantescas e aquelas esteiras enormes, nas quais, a garrafa de vinho sai pronta”, relata.