notícias colégio
Notícias
26 de agosto de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Visita técnica do curso de Pedagogia detalha atuação voltada para a educação de jovens e adultos

Grupo conheceu trabalho prestado na escola Oscar Maluche, em Brusque

Acadêmicos da 6.ª fase do curso de Pedagogia da UNIFEBE conheceram a atuação voltada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) mantida na escola brusquense Oscar Maluche, no bairro Steffen. A interação com professores e estudantes ocorreu durante visita técnica organizada pelo curso.
Acompanhados pela professora Fabiana Boos Vásquez, o grupo foi recepcionado, na escola, pelo diretor da Educação de Jovens e Adultos de Brusque (EJA), Renato Hörner, pela coordenadora pedagógica, Daniela Horr Martins; e pela professora alfabetizadora, Ana Paula de Souza. “A Educação de Jovens e Adultos representa muito mais do que a oportunidade de concluir os estudos. Ela também é uma chance de fortalecer a autoestima e autonomia das pessoas que, por diferentes razões, tiveram seu percurso escolar interrompido”, avalia a professora Fabiana, classificando a visita como uma experiência marcante e emocionante.

De acordo com ela, a possibilidade de interação com professores e estudantes aproximou os acadêmicos da modalidade de ensino e das realidades individuais. A professora salienta a troca de experiências e histórias de vida.

“Cada estudante traz consigo experiências de vida ricas e singulares, que se tornam parte do processo de aprendizagem. Por isso, o professor não visa somente transmitir conteúdos, ele valoriza a escuta, o respeito e a troca de saberes, criando um ambiente de inclusão e cidadania”, descreve.

Reconhecimento
Para a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Gissele Prette, a programação proporcionou aos acadêmicos a compreensão da aplicação prática das teorias abordadas em sala de aula. Segundo ela, a atividade está alinhada ao compromisso do curso, de formar educadores sensíveis, éticos e preparados.

“A Educação de Jovens e Adultos é um espaço de acolhimento e de novas oportunidades, no qual cada trajetória de vida traz saberes que inspiram e ensinam. Esse contato mostrou aos nossos estudantes que atuar na EJA vai além de ensinar conteúdos: é escutar, respeitar histórias e abrir caminhos para a inclusão”, descreve a professora.
Entre os acadêmicos participantes, Renata Raulino acredita que o roteiro colaborou para reforçar a importância da educação voltada àqueles que precisaram interromper a educação formal em algum momento da vida. Ela afirma que o roteiro ampliou sua percepção acerca da diversidade de modalidades educacionais, o papel da empatia, da paciência e da criatividade no processo e a atuação da ação do professor para transformar a educação em um instrumento de transformação.

“A importância de saber ler e escrever para conseguir viver em nossa sociedade é, sem dúvida, essencial e transformadora”, ressalta, a acadêmica, que destaca a força de vontade e as histórias dos estudantes. “O mais bonito de tudo é perceber que nunca é tarde para aprender. Fiquei muito surpresa com os depoimentos e emocionada ao ouvir a história de cada estudante. Eu não conhecia profundamente essa modalidade de ensino, e pude compreender o quanto ela é fundamental.”

Segundo ela, o relato sobre a atuação da professora responsável pela alfabetização da turma demonstrou sensibilidade e dedicação à docência. Renata exemplifica com o relato da elaboração de planos educacionais específicos para as necessidades de cada estudante, valorizando a sua trajetória e potencialidades individuais.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE tem horário diferenciado devido à Copa na sexta-feira, 4

UNIFEBE tem horário diferenciado devido à Copa na sexta-feira, 4


01 de julho de 2014
Alunos de Educação Física integram Programa Segundo Tempo

Alunos de Educação Física integram Programa Segundo Tempo


01 de abril de 2009
UNIFEBE firma parceria com prefeitura de Nova Trento para atuação dos acadêmicos de Medicina nos serviços de saúde do município
Universidade Comunitária

UNIFEBE firma parceria com prefeitura de Nova Trento para atuação dos acadêmicos de Medicina nos serviços de saúde do município


18 de dezembro de 2024
Skip to content