27 de outubro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Visita técnica do curso de Pedagogia explora vivências da gestão escolar

Estudantes conheceram o dia a dia da diretora da Escola de Ensino Fundamental Edith Krieger Zabel

Para compreender as experiências e as vivências diárias de uma gestora escolar, os acadêmicos da 3ª fase de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) visitaram a Escola de Ensino Fundamental Edith Krieger Zabel, na localidade Cristalina, em Brusque.

Acompanhados pela diretora da escola e egressa de Pedagogia da UNIFEBE, Elaine Petermann, os estudantes conheceram alguns dos projetos e iniciativas desenvolvidos no educandário com o apoio da comunidade local, como a horta comunitária.  “Aqui, eles puderam observar a realidade de uma escola pública da rede municipal de ensino que está na área rural de Brusque. Viram nossos projetos de sustentabilidade e de educação ecológica, que é o que trabalhamos com as crianças para resgatar essas origens, tendo em vista o local onde estamos localizados”, elucida a diretora, Elaine Petermann.

A atividade foi idealizada pela professora Ivanete Lago Groh, do componente curricular Gestão Escolar. “As escolas de campo são detentoras de uma riqueza extraordinária, desde o trabalho realizado, a cultura da comunidade e o envolvimento do seu entorno. Os acadêmicos da Pedagogia vivenciarem essa experiência e compreenderem o papel do pedagogo também nestes espaços”, enfatiza a professora.

Foram nas aulas do componente curricular que a acadêmica Luciana Camila Tavares Barros descobriu o desejo de se tornar uma gestora escolar. De acordo com a estudante, a visita técnica possibilitou que eles visualizassem na prática os conceitos teóricos aprendidos na sala de aula. “Observamos diversas competências e habilidades que são inerentes à função de gestor. Características como ética, espírito de equipe, organização, estratégia e, principalmente, a importância que uma boa gestão tem no desenvolvimento de seus educandos”, destaca a acadêmica.

Interação com o mercado de trabalho

A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o curso de Pedagogia da UNIFEBE é um dos pontos destacados pela coordenadora do curso, professora Eliane Kormann. “Ter portas abertas das escolas para que nossos estudantes vivenciem essas experiências práticas, com certeza tem sido um dos diferenciais do nosso curso. Vivências como esta enriquecem o processo formativo dos futuros pedagogos, possibilitam a inserção na realidade profissional e, ainda mais, aproximam a universidade da comunidade, um dos pilares da UNIFEBE, que é uma instituição comunitária”, complementa a professora.

Confira as fotos da visita técnica realizada pelo curso de Pedagogia:

Pedagogia promove Seminário de Avaliação de Estágio

01 de dezembro de 2006