notícias colégio
Notícias
11 de julho de 2025
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Workshops auxiliam acadêmicos de Letras – Inglês na construção das suas identidades profissionais

Estudantes da 8.ª fase do curso aprenderam sobre personal branding e posicionamento nas redes sociais

Para auxiliar os acadêmicos formandos, o curso de Letras – Inglês promoveu um ciclo de workshops voltados à construção das suas identidades profissionais. As atividades foram realizadas durante as aulas de Mídias e Tecnologias, ministradas pela professora Raquel Maria Cardoso Pedroso. “Buscamos discutir com os alunos a importância de pensar na sua marca. De como construir um perfil profissional, conhecendo o conceito de personal branding, expressar na sua imagem a postura e o profissional que deseja se tornar e criar e entender a importância das redes sociais, explorando o uso correto para criar redes que podem favorecer no mundo do trabalho”, explica a professora.

Metodologia

O ciclo de formações iniciou com a palestra sobre Personal Branding, com a professora Jô Rosa. Com dinâmicas, orientações e trocas de experiências, os futuros profissionais aprenderam sobre o processo estratégico de gestão de marca pessoal, visando se destacar no mercado de trabalho, construir reputação e influenciar percepções. “Para os formandos, é importante refletir que, assim como produtos e empresas, pessoas também podem ser geridas como marcas. Por isso, é essencial que os acadêmicos pensem na composição da imagem do profissional que querem ser”, complementa a professora Raquel.

 

No segundo workshop, os acadêmicos fizeram uma sessão de fotos profissionais com o professor Robson Souza dos Santos e aprenderam sobre poses adequadas e postura diante das câmeras. Por fim, os estudantes receberam a social media, Beatriz Andrini, e a jornalista, Olga Luísa dos Santos, da Assessoria de Comunicação da UNIFEBE, para auxiliá-los na criação e atualização do perfil profissional no LinkedIn. Na oficina, as profissionais compartilharam dicas de conteúdos e falaram sobre o uso da linguagem e imagens adequadas.

 

“As oficinas foram extremamente proveitosas e se complementaram de forma enriquecedora. Com elas, compreendi a importância de pensar estrategicamente na imagem que desejo transmitir como profissional, entendendo o personal branding como uma “roupa” que comunica os nossos valores e propósitos. Aprendi também o impacto que fotos bem planejadas têm na construção de uma imagem de confiança e seriedade nas redes sociais e como apresentar as minhas experiências de forma clara e atrativa no LinkedIn é essencial para fortalecer meu posicionamento. Essas vivências certamente contribuirão para aumentar o meu poder de impacto, tanto no networking presencial quanto on-line, com uma postura mais alinhada à identidade profissional que desejo construir”, relata a acadêmica Beatriz Leal.

A coordenadora do Curso de Letras-Inglês, professora Rosana Paza, enfatiza que discutir marca pessoal com os alunos é fundamental porque os prepara para o mundo do trabalho e para uma postura cidadã consciente no mundo digital. “Ensinar a expressar a postura desejada fortalece a autoconfiança e a coerência entre o que se é e o que se mostra. Além disso, explorar redes sociais como ferramentas profissionais os capacita a criar redes de apoio e visibilidade, favorecendo empregabilidade e empreendedorismo. Portanto, defendo que este tema deve fazer parte de projetos pedagógicos e discussões em sala de aula, ao conectar teoria e prática diretamente à vida dos alunos, tornando-os mais bem preparados e responsáveis em sua trajetória profissional.”

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Design de Moda UNIFEBE cria trajes para a realeza da Festa da Integração de Guabiruba
Destaque

Design de Moda UNIFEBE cria trajes para a realeza da Festa da Integração de Guabiruba


10 de maio de 2022
Nota de falecimento – 24/04

Nota de falecimento – 24/04


25 de abril de 2016
Entrevista para a Função de Auxiliar de Controle e Registro Acadêmico I – 07/08/2008

Entrevista para a Função de Auxiliar de Controle e Registro Acadêmico I – 07/08/2008


07 de agosto de 2008
Skip to content