notícias colégio
Notícias
27 de novembro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

X Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios é realizado de maneira virtual

No evento, acadêmicos apresentaram cases estudados ao longo do semestre.

No ano em que o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário de Brusque comemora os 25 anos de fundação, a 10ª edição do Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios foi mediada pela tecnologia. De modo virtual, os acadêmicos de Direito apresentaram os cases reais estudados ao longo do semestre.

A atividade que marca a conclusão dos estudos realizados no Projeto Integrador é viabilizada por meio da parceria entre a instituição e os escritórios de advocacia de Brusque e Tijucas, Defensoria Pública e o Departamento Jurídico da Havan. Durante a atividade, os acadêmicos dos níveis 3 e 4 do estágio obrigatório recebem situações problemas reais, encaminhadas pelos parceiros.

Após serem avaliados e escolhidos pelos professores do NPJ, os estudantes iniciam a resolução dos casos e providenciam a confecção de parecer jurídico ou a respectiva peça processual. Os resultados são novamente encaminhados aos parceiros, que elegem os trabalhos para serem apresentados no Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios.

“Neste semestre, nove cases foram apresentados pelos acadêmicos, e as temáticas foram bem diversificadas. Isso é um fato agregador à prática jurídica dos estagiários do NPJ, que têm a oportunidade de exercê-las em várias outras áreas de empregabilidade, normalmente não tão comuns nos atendimentos cotidianos do Núcleo”, explica a coordenadora do NPJ, professora Adriana Bina da Silveira.

Para o acadêmico Marcos Gabriel dos Santos Vieira, a atividade é uma vitrine para os futuros profissionais. “Além de aprendermos com os escritórios parceiros, por meio das apresentações podemos expor qual a nossa bagagem jurídica, e isso, com certeza, tem um peso muito grande no nosso currículo”, salienta Marcos.

O representante do escritório Cim Vogel Advogados, Luiz Antonio Vogel Junior, lembra que assim que recebem os resultados dos cases, os advogados se reúnem e analisam técnica e rigorosamente o trabalho, avaliando a linguagem escrita, a fundamentação jurídica adotada e, além disso, se o escopo proposto atingiu a finalidade.

“Ficamos impressionados com a qualidade técnica que os alunos vêm demonstrando a cada edição, e acreditamos que essa experiência pode significar e trazer luz ao acadêmico, fazendo-o descobrir sua vocação para advogar. Falamos isso com propriedade, pois possuímos dois advogados no escritório que encontraram a vocação e o amor pela profissão, justamente no estágio junto no NPJ da UNIFEBE, na oportunidade em que se envolveram com essas atividades e experiências práticas”, destaca Luiz Antonio.

O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, enfatiza que o Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios é muito aguardado pelos estudantes. “A atividade oportuniza aos nossos estudantes desenvolverem ainda mais sua bagagem técnica e prática. A apresentação dos cases gera visibilidade e é um diferencial no currículo dos futuros profissionais”, pontua Gripa.

O evento realizado na modalidade take-home, transmitido pelo Google Meet, contou com a presença de mais de cem acadêmicos, egressos, professores e profissionais dos escritórios parceiros.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Construção do Bloco de Medicina
Comunicado

Construção do Bloco de Medicina


25 de janeiro de 2019
Últimos dias de inscrições para bolsas de vagas remanescentes

Últimos dias de inscrições para bolsas de vagas remanescentes


14 de fevereiro de 2012
Anfiteatro da Unifebe recebe duas apresentações musicais

Anfiteatro da Unifebe recebe duas apresentações musicais


20 de abril de 2007
Skip to content