02 de setembro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Alunos de Brusque e região participam da Feira Regional de Matemática no Colégio UNIFEBE

Aproximadamente 1500 participantes estiveram no evento como expositores e visitantes

Na sexta-feira, (2), o Colégio UNIFEBE sediou a 23ª edição da Feira Regional de Matemática, evento realizado por meio da Supervisão de Ensino, em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação de Brusque (CRE), que visa incentivar alunos e professores no desenvolvimento de atividades, pesquisas e experiências na área das ciências exatas. Contabilizando expositores e visitantes, estima-se que cerca de 1500 pessoas passaram pela feira.

Foram apresentados 51 trabalhos de instituições de ensino de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, São João Batista, Major Gercino, Canelinha e Tijucas, reunindo mais de 180 estudantes e professores da Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Cinco trabalhos foram produzidos por nove estudantes do Colégio UNIFEBE. Foram selecionados os melhores projetos desenvolvidos na Feira Multidisciplinar da instituição.

A aluna Ana Flavia Goedert, do 2º ano, revela que seu trabalho tinha como tema a produção de vinho. “Era um tema que não tínhamos tanto conhecimento, mas após muita pesquisa, conseguimos desenvolver um trabalho muito legal, do qual estamos orgulhosos”, afirma a estudante.

O professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE, considera que ser sede da Feira é algo que evidencia o compromisso da instituição em ser um espaço de propagação e valorização do conhecimento. “Estamos muito felizes em trazer a comunidade escolar para dentro de nosso colégio. Não medimos esforços para que os participantes tivessem a melhor experiência possível e por isso consideramos que o evento foi um sucesso de organização e com certeza será exemplo para as edições futuras”, elogia o diretor Leonardo.

Presidente da Fundação Educacional de Brusque (FEBE) e reitora da UNIFEBE, a professora Rosemari Glatz destaca a importância do contato dos alunos que passaram pela feira com o ambiente universitário. “Essa feira é um estímulo à ciência, educação, pesquisa e extensão. Nossa região tem muita força na educação e isso foi comprovado no evento”, celebra a professora Rosemari.

A feira voltou a ser realizada após dois anos sem edições, devido à pandemia, motivo de satisfação para o Coordenador Regional de Educação do Estado, Odair Bozio. “Os alunos tinham esse anseio por voltar a conviver em comunidade e participarem de grandes eventos como esse. Agradecemos muito a UNIFEBE pelo sucesso na realização da feira”, comemora Bosio.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão e os sete melhores se classificaram para a etapa estadual da feira, que será realizada em Timbó, nos dias 19, 20 e 21 de outubro. Os avaliadores levaram em consideração critérios como comunicação oral e escrita dos expositores, domínio do conteúdo matemático, qualidade científico-social, relevância científica e relevância social. Também receberam menção honrosa outros sete trabalhos.

Confira a lista dos trabalhos premiados:

Menção honrosa:

Tabuleiro Matemático – Escola Carlos Maffezzolli (Caio Ascari e Luiz Henrique Pereira) – Professora Matilde Staack

O Desenvolvimento do Pensamento Computacional do Raciocínio Lógico na Educação Infantil – Escola Carlos Moritz (Ana Júlia Fernandes Scalvim e Laura Luisa Gianezini) – Professora Joana Bertoldi

Educação Financeira Além da Sala de Aula – Escola Carlos Maffezzolli (Emanuelle Petroscki e Luiz Otávio Alves) – Professora Andreia Martins

A Matemática no Projeto Leitura Viva – Escola Manoel Vicente Gomes (Heloísa Griga e Joana David) – Professora Aline Hoffmann Martini

Caleidoscópio na Matemática – Escola Professor José Vieira Corte (Miguel Hammes e João Vitor de Matos) – Professora Paula Pazzini Mueller

Quanto Vale o Tempo? – Escola Osvaldo Reis (Eloisa Mendes Almeida e Marceli Silveira) – Professora Ana Paula Ferreira

Produção de Vinhos – Colégio UNIFEBE (Tainá Klabunde Floriani e Ana Flávia Guedert) – Professora Simone Sobiecziak

Destaques:

Roletas das Operações – Escola Professor Araci Espindola Dalcenter (João Paulo Barbosa e Sury de Souza da Silva) – Professora Suzi Hames

Bola na Trave Não Altera o Placar, 1, 2, 3, É Hora de Estudar – Escola Professora Ana Otília Schlindwein (Augusto Kormann e Rafaela Guiselim) – Professora Lenita Goulart