notícias colégio
Notícias
26 de agosto de 2026
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

XII Semana de Acessibilidade e Inclusão instiga a reflexão sobre a construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível

Evento foi realizado entre os dias 18 e 20 de agosto na UNIFEBE

Qual o seu papel na construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível? Este foi o questionamento que norteou a programação da XII Semana de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE. Realizado entre os dias 18 e 20 de agosto, o evento contou com uma série de debates e atividades práticas, com o intuito de abordar a temática por diferentes perspectivas, articulando história, direitos, educação e experiência práticas.

A psicóloga e presidente do Comitê de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE, professora Ana Paula Santos Siqueira, destaca que a programação foi desenvolvida com base nas necessidades práticas percebidas no dia a dia da equipe do Serviço de Orientação e Atendimento ao Estudante – SOAE UNIFEBE. Ao longo da programação, o evento buscou apresentar questões que atravessam diferentes áreas, com o intuito de aproximar os debates da formação dos acadêmicos.

No primeiro dia, a instituição transmitiu, em seu canal no YouTube, a live “Escola Charlotte: história e contribuições para a educação e o desenvolvimento da pessoa com deficiência”. Na conversa, os participantes puderam relembrar a história da educação e do atendimento às pessoas com deficiência em Brusque e na região, bem como reconhecer os avanços construídos ao longo do tempo.

No segundo dia, a mesa-redonda “Direitos da Pessoa com Deficiência: avanços, desafios e perspectivas” trouxe a discussão para o campo dos direitos, das conquistas legais e dos desafios que ainda persistem. Já a atividade prática “Hora do TEA” proporcionou aos participantes uma experiência mais prática e interativa sobre o autismo.

“A intenção foi também aproximar esses debates da formação de nossos estudantes, considerando que muitos deles atuarão futuramente na educação, na saúde, no direito e em outras áreas nas quais precisarão compreender a inclusão como uma responsabilidade profissional e social. A inclusão não se constrói apenas por meio de normas ou adaptações gerais. Ela também depende de sensibilidade, conhecimento, compreensão das diferentes realidades e mudança de atitudes. Nesse sentido, esses temas se complementam e ajudam a fortalecer uma cultura institucional cada vez mais comprometida com a acessibilidade, o respeito às diferenças, a compreensão e a participação das pessoas com deficiência”, avalia a presidente do Comitê, professora Ana Paula.

Confira as fotos da programação da XII Semana de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE:

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Processo Seletivo Técnico-Administrativo – Resultado final – Comunicado nº 06/07

Processo Seletivo Técnico-Administrativo – Resultado final – Comunicado nº 06/07


19 de setembro de 2007
Música na educação é tema de palestra na Unifebe. Inscreva-se

Música na educação é tema de palestra na Unifebe. Inscreva-se


25 de abril de 2011
historia

historia


21 de outubro de 2010
Skip to content