O curso mantém quatro projetos guarda-chuva, sendo:
-
Inovação Social: a coprodução de bens e serviços públicos, no território da AMMVI, 2017-2021.
Líder do grupo: Prof. Dr. Luís Moretto Neto
Participantes: Profa. Dra. Karin Vieira da Silva; Prof. Dr. Anderson Sasaki Vasques Pacheco.
Resumo: De acordo com o Manual de Oslo (2004), a concepção de inovação tecnológica é entendida como a implementação de um produto, bem ou serviço novo ou significativamente melhorado. Destaca ainda que, pode ser materializada em produto, processo, marketing e organizacional. Em aderência aos propósitos do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Inovação e Desenvolvimento Empresarial, o estudo da Inovação Social, entendida como o novo fazer para atender as demandas sociais cumpre função de aproximar o saber ao saber fazer, bem como o espaço de ensino com os entes das comunidades atendidas em seu entorno geopolítico. Nesta perspectiva, foi desenhado o estudo da inovação social, no âmbito da AMMVI, no período de 2017 -2021, amparado nas dimensões estruturantes de Inovação Social e de Coprodução voltada à mobilização comunitária e orientada ao fazer coletivo, a partir das categorias de análise de inclusão, processo de discussão, pluralismo, igualdade participativa, autonomia e bem comum. Dentre os campos potenciais de pesquisa, destacam-se as práticas organizacionais e gerenciais de Autogestão; Controle Social; Cooperativismo; Comércio justo; Economia Criativa; Economia Solidária; Empreendedorismo Social; Incubação social; Gestão Participativa, Negócios Sociais e Responsabilidade Social. O território da AMMVI é amplo, representativo no escopo da economia catarinense e abrange os municípios de Apiúna; Benedito Novo; Blumenau; Botuverá; Brusque; Doutor Pedrinho; Gaspar; Guabiruba; Indaial; Pomerode; Rio dos Cedros; Rodeio e Timbó.
Palavras-chave: Gestão Social. Coprodução. Controle Social, Inovação Social.
-
Sistematização de indicadores para o desenvolvimento da performance da atividade empreendedora na micro região de Brusque, 2016 -2020.
Líder: Prof. Dr. Raul Otto Laux.
Participantes: Profa. Dra. Édis Mafra Lapolli; Prof. Dr. Maurício Rissi.
Resumo: A avaliação de performance de uma organização é uma forma para diagnosticar e analisar a atividade empreendedora, considerando um período de tempo. Neste sentido, os indicadores de performance podem nortear o progresso em direção de alguns objetivos comuns, a fim de aconselhar os tomadores de decisão e gestores. Os indicadores são considerados uma poderosa ferramenta para o fornecimento de informações sobre o desempenho empresarial em áreas como desenvolvimento econômico, social ou tecnológico. Esta pesquisa tem o objetivo de propor um conjunto de indicadores de performance para diferentes atividades empreendedoras na micro região de Brusque: Apiúna; Benedito Novo; Blumenau; Botuverá; Brusque; Doutor Pedrinho; Gaspar; Guabiruba; Indaial; Pomerode; Rio dos Cedros; Rodeio e Timbó. Os procedimentos metodológicos adotados são os de: (i) survey; (ii) entrevistas semiestruturadas; (iii) aplicação de técnicas estatísticas e; (iv) análise e divulgação dos resultados. O propósito da pesquisa é a sistematização dos indicadores de forma a atender as necessidades organizacionais de produtividade e desenvolvimento.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Desenvolvimento regional. Indicadores de performance.
-
Gestão da inovação tecnológica, 2017 – 2021
Líder: Profa. Dra. Cristina Martins.
Participantes: Prof. Dr. Aluízio Haendchen Filho; Prof. Dr. Denis Boing.
Resumo: A busca constante pelas inovações e tecnologias tem contribuído de forma significativa não só para a sustentabilidade, crescimento e competitividade das organizações, mas também como mecanismo para potencializar o desenvolvimento local e regional a partir de diferentes agentes de desenvolvimento. Assim, importa compreender que, a inovação não acontece por si mesma, envolve necessidades estratégicas, realização de investimentos, ambientes propícios, pessoas e tempo. O que sugere que é preciso administrar o processo de inovação. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de gestão da inovação tecnológica na macro-região da AMMVI. Os procedimentos metodológicos adotados são: (i) abordagem mista – quantitativa e qualitativa; (ii) survey; (ii) entrevistas semiestruturadas em multicasos; e, (iii) aplicação de técnicas estatísticas. As dimensões de análise envolvem estudos de estruturas, processos produtivos e de distribuição, de abrangência territorial, do capital intelectual mobilizado, dos investimentos alocados em pesquisa e desenvolvimento, de produtos e processos, dos agentes envolvidos e da apropriação de modernas tecnologias. Ao final deste projeto, os resultados aportam na identificação de práticas gerenciais inovadoras, seja com relação às estruturas, aos processos ou a expansão de indicadores de competitividade e legitimidade.
Palavras-chave: Gestão da Inovação Tecnológica. Agentes. Desenvolvimento local.
-
Implementação de práticas de sustentabilidade e inovação em pequenas e médias empresas da macro região AMMVI, 2016 – 2020.
Líder: Profa. Dra. Simone Sartori.
Participantes: Profa. Dra. Marina Keiko Nakayama, Profa. Dra. Carolina Schimitt Nunes.
Resumo:
A sociedade vê a sustentabilidade e a inovação empreendedora como um fator fundamental no sucesso dos negócios. Há um movimento crescente e confiança nas organizações que incorporam práticas de inovação, sustentabilidade e empreendedorismo. Entretanto, evidências teóricas e práticas apontam para o baixo engajamento das organizações em relação à adoção da inovação, sustentabilidade e empreendedorismo em pequenas e médias empresas (PMEs) (DILLARD et al., 2010; SPENCE; AGYEMANG; RINALDI, 2012; SINGH, 2015; JOHNSON; SCHALTEGGER, 2016). Neste contexto, o presente projeto visa fomentar as práticas de inovação, sustentabilidade e empreendedorismo nas PMEs por meio da incorporação de aplicativos e de práticas gerenciais na região da AMMVI, no estado de Santa Catarina, no período de 2016 a 2020. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa que busca numa primeira fase a execução de uma pesquisa tipo survey, e, por conseguinte, um aprofundamento por meio de estudos multi-casos. É propósito deste projeto atender as demandas sociais e ambientais, que para além da dimensão econômica, visa gerar valor e qualidade empresarial, enquanto diminuem o consumo total de recursos naturais e contribui para a edificação da sustentabilidade.
Palavras-chave: Inovação. Empreendedorismo. Sustentabilidade Socio-espacial.