blog colégio2
07 de fevereiro de 2019

Comece 2019 com tudo: 8 dicas para você construir uma carreira desde cedo

2019-construir-carreira

Todo novo ano vem carregado de expectativa. Já dizia Carlos Drummond de Andrade, “quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial”, pois permitiu que todos os desejos e esperanças se renovassem e desse abertura para que novos fossem criados.

Assim é em tudo que fazemos. Estudamos todos os anos e temos aqueles meses merecidos de férias que vão desde o final de um ano letivo e o início de outro. São o suficiente para sentirmos falta da escola, dos colegas, dos livros e dos professores.

Quem não ama aquele cheirinho de material novo?

O vestibular se aproxima ao passo que você lê esse texto e, entre estudar em um colégio universitário e entrar na universidade, há uma estrada longa pela frente. Para começar esse ano com os dois pés cheios de energia, separamos 8 dicas para você construir desde o ensino médio à carreira dos seus sonhos. Vem com a gente!

1) Curso dos sonhos X será que é isso que quero fazer para o resto da vida?

Raríssimos são aqueles que têm a sorte de saber desde crianças o que vão ser quando crescer. A maioria tem dúvidas e isso é super normal, afinal de contas, é do seu futuro que estamos falando.

Então, a primeira pergunta que passa pela cabeça de quem está prestes a decidir para qual curso vai prestar vestibular é: será que é isso que quero fazer pra sempre?

Faça uma lista dos cursos que mais lhe agradam, veja qual a grade de disciplinas do curso, leia sobre a profissão e se imagine nela. Veja a si mesmo como um profissional feliz, realizado e de sucesso. Pense muito sobre o assunto, converse com quem trabalha na área e se ainda tiver dúvidas, entre aqui que ajudamos você a descobrir se escolheu o curso certo.

2) Estude. Muito.

No ensino médio e na vida, quanto mais conhecimento sobre o assunto você tem, mais você se destaca. Ser estudioso abre diversas portas e aumenta suas chances de gerar para si mesmo muitas oportunidades.

3) Mantenha-se curioso.

Estude muito e leia sobre tudo. Seja interessado e queira sempre saber mais, independente do assunto ser a sua desejada área de atuação ou não. Cada vez que deixamos nossos olhos e ouvidos abertos para novas experiências e conhecimentos expandimos nosso campo de inteligência e, como Einstein sabiamente acreditava, nossa mente jamais voltará ao tamanho original, desenvolvendo assim uma incrível capacidade de pensar fora da caixa.

O mundo precisa cada vez mais desse tipo de pessoa. Que tal ser uma delas?

4) Descanse, mas não perca o foco.

Tire um tempo pra você sempre! É importante manter sua saúde mental e física, por isso, praticar exercícios, meditar, ir à praia ou ao cinema são tão importantes. Com a cabeça tranquila, pensamos muito melhor e mais criativamente.

5) Dedique-se.

Básico. Nada vem sem esforço. Não espere que o destino venha com aquela oportunidade, batendo à sua porta. Corra atrás e mostre para que veio. Procure um estágio e dedique-se ao máximo a aprender tudo que puder.

6) Construa um bom currículo.

Mesmo que você não tenha muitas experiências, mostre o que fez até aqui. Dedicar-se aos trabalhos de aula também leva a um ótimo portfólio, que pode ser a chave para aquele estágio que falamos ali em cima.

7) Networking.

Trace metas. Saiba onde quer chegar e corra atrás disso. Converse com as pessoas e aprenda com elas, afinal de contas, o networking se trata justamente de ter uma boa rede de contatos para as mais diversas atividades. Deste relacionamento, pode surgir a indicação para uma vaga ou para dar aquele empurrão que precisava para pôr em prática aquela ideia que você estava cultivando.

8) Seja visto.

Destaque-se. Mostre no que é bom, participe dos eventos e oficinas disponíveis na própria universidade. Usufrua o máximo que puder desse ambiente de aprendizado. Se mostre aos professores, eles podem ser poderosos indicadores de vagas se souberem que você é comprometido, responsável e interessado.

Vale ressaltar que essas dicas são válidas para você levar para a vida e aplicá-las em todas as situações.

Se estiver muito muito difícil decidir qual curso escolher, procure nosso serviço de acompanhamento educacional. Aqui você fica por dentro de como funciona e pode entrar em contato para marcar uma hora.

Sabe a energia recarregada nas férias? Traga ela com tudo em 2019, que esse ano promete muito aprendizado.

Psicologia Educacional no COLÉGIO UNIFEBE

Psicologia Educacional no COLÉGIO UNIFEBE