dica de leitura
23 de julho de 2018
por: Lucas Xavier
Arthur Timm

Dicas para uma melhor interpretação de texto

blogamplo2-1

A famosa interpretação de texto provavelmente é o assunto mais importante para os exames do ENEM, vestibulares e os concursos públicos. Se você quer saber como melhorar a sua compreensão e interpretação de texto, sigas as dicas abaixo.

Interpretação de texto

Provavelmente, você já deve ter errado algum exercício quando sabia o conteúdo da questão. A decepção quando se erra uma questão por uma interpretação errada é enorme, não é? Siga as dicas abaixo e melhore a sua capacidade interpretativa para as provas.

Olhe para os períodos, versos e parágrafos em conjunto

Escolha uma ou duas palavras que resumem o que você leu nos trechos menores, para se lembrar depois. Depois, procure relações entre o que você acabou de ler como de oposição, causa, consequência e adição.

Geralmente, fazemos esse procedimento para classificar as orações subordinadas, mas ele também pode ser útil para a interpretação de texto como um todo.

Coloque as orações na ordem direta

A ordem direta é a que organiza as palavras da seguinte forma: sujeito + predicado + complemento. Esse é a forma objetiva de entender uma oração. Faça o exercício de sempre reorganizar as orações que estão na ordem indireta, principalmente os enunciados das questões.

Reescreva ou explique para você mesmo

Uma das dicas mais importantes na hora de fazer um boa interpretação de texto. Reescreva o que você acabou de ler de maneira resumida e utilize sinônimos. Se preferir, escreva em tópicos, pois o objetivo é ter certeza de que você interpretou o texto corretamente e consegue explicar de maneira simples.

Fique atento a todos os detalhes

Para fazer uma correta interpretação de texto, você deve estar atento a todos os tipos de informações como infográficos, gráficos, tabelas, imagens e citações.

Circule os nomes dos autores, livro e ano de publicação nas referências do texto. Esses detalhes podem revelar o tema da questão e até mesmo a resposta.

Pratique a interpretação com posts das redes sociais

Provavelmente você já deve ter visto os famosos memes nas redes sociais. Para entender o que significam, é preciso também fazer uma interpretação de texto. A relação entre os dois elementos podem ou não estar na imagem.

Para praticar, experimente anotar em um papel o que é engraçado no post e quais são os elementos que causam esse efeito de sentido.

Aprenda a interpretar gráficos e tabelas

Gráficos e tabelas caem com muita frequência no Enem, vestibulares e concursos públicos. Além dos processos seletivos, eles também são bastante utilizados por jornais e pelo mercado de trabalho.

Entendê-los até pode não ser fácil, mas você não deve desistir. Quando você aprender como eles funcionam, vai ser cada vez mais fácil fazer a interpretação de texto.

Com o passar do tempo e depois de praticar bastante, é possível que você comece a gostar de criar gráficos e tabelas. Eles são uma maneira prática de resumir um conjunto de informações importantes.

Leia textos longos impressos

Depois de ler um texto mais denso durante uma hora, a capacidade de absorção das informações começa a cair. Por isso, você precisa ter resistência para não fazer análises equivocadas dos textos.

Uma das formas de desenvolver a resistência e fazer uma boa interpretação de texto é se acostumar a compreender textos longos. Procure fontes relevantes para os assuntos que você estuda no dia a dia.

As provas do ENEM, podem ajudar a você se acostumar com a leitura desse tipo de texto. Vale lembrar que a maneira que você lê um texto impresso e na tela do celular ou do computador é diferente. Se você irá fazer provas impressas, prefira sempre ler textos dessa forma.

Use um dicionário

Quando estiver lendo em casa, tenha um dicionário por perto e pesquise a expressão que não entender. Somente dessa forma é que vai ser possível interpretar depois.

Para memorizar, anote as palavras que você descobriu o que significam em um bloco. Elas poderão ser úteis para resolver exercícios e também para a redação.

A mansão Hollow: um caso de Hercule Poirot

A mansão Hollow: um caso de Hercule Poirot