dica de leitura
Sugestão de Leitura
19 de julho de 2018
por: Lucas Xavier
Arthur Timm

Folclore brasileiro: A história do país além das lendas urbanas

blogamplo1-1

Saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça. Quem nunca ouviu falar desses famosos personagens pertencentes ao folclore brasileiro? O Brasil é um país diversificado e culturalmente rico quando o assunto é folclore.

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é sinônimo de cultura popular brasileira e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais.

Ele também é uma parte essencial da cultura do Brasil. Embora o folclore tenha raízes imemoriais, seu estudo sistemático se iniciou somente em meados do século XIX e levou mais de 100 anos para se consolidar no país.

O folclore nada mais é do que um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. A partir da década de 1970, o folclore nacional definitivamente se institucionalizou no Brasil e recebeu conformação conceitual.

Muitos desses famosos mitos e lendas nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil e foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.

Lendas e mitos

Alguns ficaram tão famosos que deram origem à festas populares, que ocorrem por todos os cantos do país. As lendas misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia humana e procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Os mitos do folclore brasileiro são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através das explicações científicas, criavam mitos com o objetivo de dar sentido às coisas do mundo.

Eles também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos, defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.

História do folclore brasileiro

O folclore brasileiro é composto por várias contribuições com destaque para a portuguesa, a africana e a indígena. Além de ser extremamente rico e diversificado, o folclore no Brasil é objeto de inúmeros estudos e recebe larga divulgação internacional.

Ele também constitui um elemento importante da própria economia por causa da geração de empregos, pela produção, comércio de bens associados e pelo turismo cultural que dinamiza.

Apesar de suas origens terem se perdido no tempo, os mitos populares só começaram a receber a atenção da elite nacional em meados do século XIX. Naquele período, o Romantismo, que é o movimento cultural que prestigiava as singularidades e as diferenças, consagrando as tradições e cultura popular dos povos como objetos dignos de atenção intelectual, estava a pleno vapor.

O aumento do interesse pelo folclore

Acompanhando a mesma onda de interesse por essa cultura popular que crescia na Europa e nos Estados Unidos, alguns estudiosos brasileiros, como Celso de MagalhãesSílvio Romero e Amadeu Amaral, passaram a pesquisar as manifestações folclóricas nativas e publicar estudos sistemáticos.

Foi lançado no país os fundamentos do folclorismo, que é a disciplina que estuda o folclore, que levou quase um século para conquistar prestígio no mundo acadêmico brasileiro.  

A partir de um primeiro interesse pelas tradições orais do folclore brasileiro, passou-se a estudar a música e posteriormente as festas e outras manifestações culturais.

Diversos artistas ligados à elite passaram a empregar elementos da cultura popular na criação de obras destinadas aos círculos ilustrados, como parte de um projeto, estimulado e desenvolvido pelo governo de Dom Pedro II.

Tratava-se de um corpo de símbolos nacionalistas que poderia contribuir para a afirmação do Brasil como parte das nações civilizadas. As classes superiores nunca foram inteiramente livres da influência da cultura popular.

Obras como I-Juca-Pirama, de Gonçalves Dias e a música de Luciano Gallet e Alexandre Levy deram a temas do folclore brasileiro um papel de destaque nesse cenário.

Desde então, o interesse pelo assunto só cresceu e hoje se tornou tema de diversos vestibulares e até do ENEM.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Eu e esse meu coração
Dicas

Eu e esse meu coração


07 de dezembro de 2023
O melhor de mim
Dicas

O melhor de mim


21 de janeiro de 2022
Tamanho 44 também não é gorda
Dicas

Tamanho 44 também não é gorda


10 de setembro de 2021
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria
Skip to content