dica de leitura
05 de novembro de 2018

Tudo sobre: textos dissertativos

textos-dissertativos-unifebe

Saiba tudo sobre o texto dissertativo, o terror dos vestibulandos.

Escrever nunca foi tão comum. Todos os dias abrimos as redes sociais e lá estão os famosos “textões” repletos de argumentos e opiniões. O texto que vai cair na sua prova de vestibular é bastante diferente, ainda que seja de mesmo caráter. Mas calma, não há por que ficar preocupado, você já aprendeu em aula, mas vamos te ajudar a relembrar todos os detalhes para você tirar 1000 com estrelinhas.

Qual a função do texto dissertativo?

Um texto dissertativo-argumentativo tem a função de discorrer sobre um tema ou assunto, apresentar um problema, expor sua opinião e oferecer soluções para o problema proposto.

Abaixo vamos entender melhor como montar uma estrutura digna da nota máxima:

Texto dissertativo: Como fazer?

O texto dissertativo-argumentativo é o que mais costuma cair nas provas de vestibular por ser capaz de avaliar a capacidade do aluno de argumentar acerca de um tema.

Esse tipo de texto deve ter, no mínimo, 4 parágrafos, podendo ter mais de acordo com a maneira como você escolheu redigi-lo e considerando também a quantidade máxima de linhas. É composto por 3 itens obrigatórios: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Introdução

Como o próprio nome diz, é a parte onde você irá introduzir o assunto ao leitor. Você deve apresentar o tema de forma a deixar o leitor curioso e interessado a ponto de fazê-lo ler seu texto até o final. Se você tiver dificuldade com isso, uma boa dica é colocar uma pergunta ao final do parágrafo, quem estiver lendo certamente irá até o fim para descobrir a resposta, não acha?

O assunto deve ser apresentado de forma muito clara e concisa. Aqui você pode considerar muitas variáveis, como afirmações sobre o tema, estudos, acontecimentos históricos, etc. Tudo para mostrar o quanto o assunto abordado é relevante e interessante.

Desenvolvimento

Aqui é seu momento de brilhar. Nessa parte do texto você usa toda sua lábia para convencer o leitor de que a sua opinião é a mais verdadeira e real do mundo. Você vai desenvolver todo o assunto e alinhá-lo com o seu ponto de vista, logo no segundo parágrafo.

Uma boa tática que vai demonstrar o quanto você domina o assunto é escrever um contraponto, ou seja, apresentar uma segunda opinião, mesmo que você não concorde com ela. Isso mostra que você é capaz de entender alguém que pense diferente de você, dar crédito à opinião dele, e ainda usá-la para fazer a sua própria maneira de pensar mais coerente.

No terceiro parágrafo você continua mostrando ao leitor o quanto você entende do assunto e dando argumentos sobre o porquê de ele acreditar em tudo que você está dizendo. Para passar mais veracidade nas suas palavras, cite algum dos muitos autores, cientistas e estudiosos que você leu durante todo o ano de preparação. Vai passar muito mais credibilidade, pode apostar.

Conclusão

Você já expôs todos os seus pontos sobre o assunto, mas precisa finalizar o raciocínio. Para que seu texto feche com chave de ouro, você precisa retomar o assunto, responder aquela perguntinha do primeiro parágrafo e propor soluções para o problema exposto. Use uma frase de efeito no final, daquelas que fazem o leitor ficar refletindo por horas, assim, vai ser difícil esquecer de você.

CUIDADO!

• Não esqueça do título. Por melhor que seu texto esteja, esquecer o título é quase o mesmo que jogá-lo fora;
  • Não fuja do tema. É muito fácil começar com um raciocínio e de repente estar escrevendo sobre elefantes brancos. Concentre-ae e não perca o fio da meada;
  • Tome cuidado com linguagem muito rebuscada para parecer difícil, ela pode empobrecer ao invés de enriquecer seu texto;
  • Cuidado com gírias e outras expressões. Se essas forem indispensáveis à compreensão, não esqueça de colocar entre aspas;
  • Não esqueça de revisar! Durante a revisão percebemos pequenos erros que podem ter passado despercebidos.

E aí, gostou? Compartilhe com seus colegas!

A Garota da Capa Vermelha
Dicas