declare certo 2022 página

Erros comuns na declaração do IR

Erros comuns na Declaração do IR: 

1. Digitação no Campo de Valores: Digitar valores de forma incorreta ou com mais de duas casas decimais. O programa NÃO considera o ponto como separador de centavos. Se, em qualquer campo de valor, for digitado 1234 ponto 56, será considerado R$ 123.456,00.

2. Ficha Rendimentos Tributáveis: Não informar o CNPJ das fontes pagadoras no campo correto.

3. Ficha Rendimentos Tributáveis: Não relacionar todos os rendimentos tributáveis, deixando de informar rendimentos como proventos de aposentadoria e outros.

4. Ficha Rendimentos Tributáveis: Receber rendimentos tributáveis de diversas fontes pagadoras sem declarar todos os valores recebidos. Neste caso, todos os rendimentos tributáveis devem ser declarados, inclusive os que não tenham sofrido retenção pela fonte pagadora.

5. Ficha Rendimentos Tributáveis: Declarar valores diferentes dos constantes no comprovante de rendimentos fornecido pela fonte pagadora.

6. Ficha Rendimentos Tributáveis: Informar incorretamente rendimentos de Fapi e Previdência Complementar.

7. Ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas pelo Titular: Informar os rendimentos do cônjuge no quadro Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas pelo Titular.

8. Ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior: No campo “Carnê-Leão pago”, informar pagamentos efetuados por meio de DARF, com código da receita diferente de 0190.

9. Ficha Rendimentos Isentos e Não-Tributáveis: Informar, no caso de contribuintes com mais de 65 anos, como rendimentos isentos valor superior ao limite legal.

10. Fichas de Pagamentos Efetuados e Doações Efetuadas: Não informar o CNPJ/CPF do beneficiário no campo próprio da ficha.

 

Skip to content