notícias colégio
Notícias
17 de outubro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

2º ano do Colégio UNIFEBE realiza visita técnica a Rio Vivo

Alunos conheceram os processos necessários para o tratamento de água e esgoto

Dando continuidade ao projeto do Colégio UNIFEBE, que conta com uma série de ações que a instituição vem desenvolvendo para concorrer ao Prêmio Liga Steam, iniciativa que premia projetos desenvolvidos por alunos e educadores com foco em sustentabilidade, os alunos do 2º ano visitaram a empresa de saneamento básico Rio Vivo, responsável pelo tratamento de esgoto de Brusque.

Além de conhecer toda a estrutura da empresa, os estudantes foram levados ao laboratório analítico, e foram instruídos de forma técnica pratica, contribuindo ainda mais ao conhecimento adquirido por eles em sala de aula. Os alunos, que estão desenvolvendo trabalhos que visam resolver problemas de poluição nos rios, discutiram seus projetos com profissionais da Rio Vivo, formando um entendimento aprofundado das tecnologias aplicadas, contribuindo no desenvolvimento dos trabalhos.

A professora Simone considera que a visita foi mais uma forma de capacitar os alunos a desenvolverem projetos de excelência. “Na Rio Vivo, os estudantes acompanharam todos os processos de tratamento de esgoto e de água. Eles tiveram contato com amostras de lodo e de água e receberam orientações sobre quais pontos os trabalhos devem focar”, exemplifica a professora.

O grupo do aluno Caio Zanca Pires está projetando uma espécie de filtro para diminuição do gás que exala mau cheiro do rio, principalmente nas áreas da Avenida Beira Rio. “Na visita, pudemos entender como esse gás é causado e emitido e qual o produto específico para o tratamento desse odor desagradável”, revela Caio.

Sandro Lima, engenheiro químico da Rio Vivo, afirma que a visita teve como objetivo trazer à conscientização sobre a importância do trabalho da empresa para a comunidade “Os alunos puderam refletir sobre os cuidados com o meio ambiente e suas riquezas, a destinação correta dos resíduos líquidos e sólidos, e as tecnologias aplicadas nos tratamentos de efluentes industriais. Também acompanharam o tratamento correto de resíduos sólidos, tratamento de água para consumo, a realidade atual do nosso sistema de coleta e tratamento de esgoto doméstico no município”, comenta Sandro.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Inscrições prorrogadas para Financiamento Estudantil – 17/10/2008

Inscrições prorrogadas para Financiamento Estudantil – 17/10/2008


17 de outubro de 2008
Um livro por outro: UNIFEBE promove I Feira de Troca Literária

Um livro por outro: UNIFEBE promove I Feira de Troca Literária


18 de outubro de 2012
Estudantes de Pós-Graduação em Coaching e Consultoria Executiva participam de Treinamento Experiencial ao Ar Livre
Pós-graduação

Estudantes de Pós-Graduação em Coaching e Consultoria Executiva participam de Treinamento Experiencial ao Ar Livre


13 de agosto de 2019
Skip to content