20 de agosto de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Aberta votação para eleger projeto de melhorias em escolas de Brusque

Votação será pelo Facebook da UNIFEBE de 20 a 27 de agosto

O resultado dos projetos de melhorias desenvolvidos pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE em cinco escolas municipais de Brusque já podem ser conferidos. De 20 a 27 de agosto, os trabalhos da 2ª edição do EXECUTA poderão ser escolhidos pela comunidade por meio de votação na página do Facebook da Instituição.

O EXECUTA — atividade interdisciplinar do curso — foi lançado no dia 30 de julho. Durante duas semanas, os estudantes de 1ª a 10ª fase se dividiram em cinco equipes e competiram em um exercício de arquitetura, com finalidade social e prática, sendo que a apresentação dos projetos foi realizada no dia 11 de agosto.

Neste semestre os alunos desenvolveram projetos em escolas. O objetivo era que criassem propostas para um ambiente interno (refeitório) com uso de pintura em paredes e melhorias para um ambiente externo (parquinho) com uso de materiais diversos. Além disso, uma das novidades desta edição é os cursos de Psicologia e Design Gráfico também colaboram no desenvolvimento do projeto.

O coordenador de Arquitetura e Urbanismo, Marcelius Oliveira de Aguiar, enfatiza que o embrião desse projeto começou a ser estruturado em meados de 2013, mas só agora a parceria pôde ser concretizada.

— Necessitávamos de muitos parceiros, desde transporte para todos os alunos, (pois muitos são de outras cidades) até materiais para construção de todos os espaços — comenta.

O professor Francisco Alberto Skorupa, um dos organizadores do EXECUTA, destaca que a atividade visou melhorar a qualidade dos espaços utilizados pelas crianças de um a seis anos de idade das instituições municipais, levando em consideração itens como segurança, o desenvolvimento da motricidade e a criatividade.

Para a professora Ivanete Lago Groh, representante da Secretaria de Educação do município, o EXECUTA foi muito significativo. Ela conta que percebeu o envolvimento dos acadêmicos e a cooperação de ajuda mútua.

— O resultado foi belíssimo.  Todos os dias as crianças chegavam nas escolas com uma surpresa diferente. Nosso agradecimento à UNIFEBE por ter proporcionado essa revitalização e por ter esse olhar diferente com os Centros de Educação Infantil. Percebemos o verdadeiro papel da universidade, que é de ensino, pesquisa e extensão — ressalta Ivanete.

Escolas participantes do EXECUTA

Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel

Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel II

Centro de Educação Infantil Adelina Zen

Centro de Educação Infantil Emília Floriani de Oliveira

Centro de Educação Infantil Tia Denise Machado Roza

Cidades inteligentes

Após as apresentações do EXECUTA, a ex-prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, ministrou palestra sobre Cidades Inteligentes para os estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Ela falou sobre sua experiência enquanto gestora da cidade entre 2013 e 2018 e da necessidade da construção de ambientes que simplifiquem e otimizem os recursos e melhore a vida das pessoas.

—  A tecnologia vem precedida por seres humanos e pode transformar a vida das pessoas no cenário do ambiente público. A medida que você otimiza trabalhos, também economiza recursos naturais — afirma.

Para o reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy, o EXECUTA traz palpáveis benefícios para a comunidade, o que é motivo de satisfação para a Instituição. Segundo ele, a palestra da Ana Paula culminou com o projeto, já que os acadêmicos puderam vivenciar na prática os requisitos básicos para a construção de uma cidade inteligente.

Votação

O vencedor do Executa será eleito por meio de votação na página do Facebook da UNIFEBE, entre 20 a 27 de agosto. Para participar, basta curtir o trabalho apresentado em vídeo que está disponível na rede social. Os acadêmicos que cumprirem todos os requisitos de entrega e participação receberão 1,5 ponto (somado na A1).

Acadêmicos de Engenharia de Produção apresentam soluções para demanda de empresa da região
Engenharia de Produção

27 de março de 2023
Acadêmicos aderem à ação de apoio à Lei das Comunitárias