Com mais de 280 registros de indivíduos animais e vegetais, a acadêmica da 4.ª fase de Pedagogia da UNIFEBE, Joana Vitória Krauss, alcançou o 3.º lugar no desafio Grande Biobusca do Hemisfério Sul: Vale do Itajaí. No ranking nacional, a estudante ficou em 9.º lugar entre 983 observadores de o todo país. A medalhista de bronze na mesorregião do Vale do Itajaí também entrou para o ranking internacional, ocupando a 173.ª posição.
O interesse em participar da Grande Biobusca surgiu durante as aulas de Ciências da Natureza: Saberes e Práticas, quando a professora Tamily Roedel apresentou o evento para a turma, explica Joana. “Durante as aulas, aprendemos a utilizar o aplicativo, que identifica automaticamente as espécies fotografadas, o que chamou a minha atenção e me motivou a participar. A ideia de poder contribuir com a ciência enquanto registrava a biodiversidade ao meu redor foi fascinante desde o início”, revela a estudante.
Fotografar a biodiversidade foi o que a instigou a procurar por novas espécies. “Por onde passava, buscava insetos, plantas e fungos para registrar. Um momento marcante foi a saída de campo com a turma até a RPPN Chácara Edith, em Brusque. Essa visita foi muito especial, por conectar o que aprendemos em sala de aula com uma experiência prática em um ambiente incrível. O lugar é lindo, e tivemos a oportunidade de explorar parte da trilha enquanto registrávamos a biodiversidade local para o projeto”.
Nos dias seguintes, a acadêmica de Pedagogia continuou a busca por registros em vários lugares conhecidos e até a família participou do desafio, ajudando Joana a encontrar novas espécies. “Foi uma experiência educativa, mas também transformadora, pois me proporcionou momentos de conexão com a natureza, aprendizado prático e colaboração em equipe. A Grande Biobusca marcou na minha jornada acadêmica e pessoal”, acrescenta a estudante.
Além de Joana, outros 20 acadêmicos, instigados pela presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE e uma das organizadoras do evento, professora Tamily Roedel, registraram 1.936 observações das 7202 totais feitas durante o projeto no Vale do Itajaí. A UNIFEBE participou pela primeira vez em 2023, quando atingiu resultados de destaque, considera a professora.
“Ano passado, fomos o projeto brasileiro com a maior quantidade de registros e espécies identificadas e batemos o recorde das espécies registradas em todas as maratonas naturalistas nas quais o Brasil participou no iNaturalist. Este ano, 42% do total das observações foram brasileiras, mostrando que a Grande Biobusca está em pleno crescimento. Na mesorregião Vale do Itajaí, além de novamente ficarmos entre os dez projetos com mais observações e espécies, nesta edição, também ingressamos no seleto grupo dos dez projetos com maior participação cidadã”, acrescenta a professora Tamily.
Este ano, o Brasil atingiu o primeiro lugar no continente americano com o maior número de observações, número de espécies e na participação de cidadãos como observadores. Já no ranking mundial o país ficou em 5.º lugar em participação cidadão, 8.º lugar no número de observações e em 10.º em número de espécies observadas e registradas.
A Grande Biobusca do Hemisfério Sul
A 5.ª edição da Grande Biobusca do Hemisfério Sul foi realizada entre os dias 20 e 23 de setembro e este foi o segundo ano em que a mesorregião do Vale do Itajaí participou. As atividades são organizadas pela bióloga e pesquisadora Liu Idárraga Orozco e pela professora e presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE, Tamily Roedel.
O evento teve a sua origem na Austrália, em 2020, sendo difundido para os outros países do Hemisfério Sul. Em 2020, participaram 3.131 observadores de 12 países; em 2021, 5.789 observadores de 19 países e, em 2022, 6.111 observadores de 26 países.
O objetivo central da Grande Biobusca é destacar a imensa biodiversidade da primavera, bem como envolver o público no aprendizado da ciência e da natureza. A Grande Biobusca do Hemisfério Sul: Vale do Itajaí obteve também uma posição histórica com o maior número de espécies registradas em maratonas naturalistas no Brasil de todos os eventos registrados até o momento na plataforma iNaturalist.