09 de agosto de 2013

Acadêmica de Direito apresenta trabalho em Encontro Internacional

A estudante do curso de Direito do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Valquíria Cognacco Dias apresentou trabalho no III Encontro Internacional de Agroecologia – “Redes para a Transição Agroecológica no Brasil e América Latina”, realizado de 31 a 3 de agosto, na cidade de Botucatu (SP).

O tema do trabalho apresentado é “Incentivos públicos para a produção e comercialização de produtos orgânicos” com a orientação da professora Tamily Roedel. No encontro foram apresentados apenas três trabalhos do Estado de Santa Catarina. O trabalho de Valquíria é pautado na experiência que teve ao trazer e promover a feira orgânica para o município de Brusque. Em 2011, quando o irmão mudou o tipo de cultura que produzia, de fumo para produtos orgânicos, ela percebeu que a produção não tinha um local para ser comercializada na cidade, e formalizou uma parceria com a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga. Todas as terças-feiras, no período da manhã, no Salão Paroquial, é possível comprar produtos orgânicos de vários municípios da região. A intermediação permitiu que agricultores de produtos agroecológicos tivessem um espaço para a comercialização.

O trabalho mostra como a produção de alimentos orgânicos é uma tendência atual, sendo incontestáveis os benefícios proporcionados à saúde da população tanto pelos nutrientes e vitaminas quanto pela ausência de agrotóxicos. A pesquisa desenvolvida pela acadêmica apresentou um panorama sobre a produção e comercialização dos produtos orgânicos no Brasil e no mundo, demonstrando as vantagens para a sociedade e, principalmente, para os pequenos produtores rurais.

Texto: Elizandra Damasceno

DCE arrecada alimentos em prol de entidade