11 de junho de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicas de Design de Moda da UNIFEBE desenvolvem coleção cápsula com enfoque em causas sociais e reutilização de materiais

Produção de Moda foi desenvolvida com base em pesquisa de comportamento.

Com base em uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor regional no período da pandemia, as acadêmicas da 7ª fase de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) desenvolveram uma coleção cápsula, com enfoque em causas sociais, sustentabilidade e upcycling (reutilização de materiais).

A atividade foi proposta pela professora Roberta Del-Vechio, na disciplina de Comportamento do Consumidor, que ao longo do semestre trabalhou o comportamento dos consumidores e a reputação das marcas, por meio do seu engajamento em causas sociais. Para executar o trabalho, as estudantes foram divididas em duplas e, após escolherem o segmento do mercado da moda e estudarem com profundidade sobre, realizaram uma pesquisa quantitativa com o público-alvo, definido conforme o Critério Brasil (2020).

A pesquisa, realizada com o intuito de descobrir os hábitos do consumidor de moda regional, foi realizada no contexto de pré-teste, que apontou indicadores de consumo nos segmentos de streetwear, jeans, roupas de festa, alfaiataria, roupas para dormir e lingerie. Foi então, a partir desses indicadores, que as alunas desenvolveram uma Produção de Moda, para apresentar em fotos, os aspectos do comportamento do consumidor e do estilo de vida.

Na segunda etapa do trabalho a proposta era criar uma coleção cápsula de seis looks para uma marca real, de acordo com os estudos sobre a reputação dessa marca e o seu engajamento em causas sociais. Já na terceira etapa, as alunas escolheram um dos looks da coleção criada, para confeccionar, seguindo os preceitos de uma das três linhas de engajamento.

“Como resultado tivemos trabalhos com grande aprofundamento teórico e prático, trabalhos lindos, em um ambiente importante de debate e reflexão acerca do papel da moda na sociedade, do comportamento do consumidor durante a pandemia, dos desafios do   varejo e das marcas no contexto atual e futuro.  Ainda é para o campo da moda, um grande desafio estar conectado com as pautas contemporâneas como diversidade, sustentabilidade e reaproveitamento. Temas importantes para a sociedade e para as marcas que pretendem ajudar esse mundo a ser um lugar melhor”, salienta a professora da disciplina, Roberta Del-Vechio.

As acadêmicas Selena Tatiane Kohler Baron e Jéssica Walter desenvolveram uma coleção cápsula de pijamas, abordando a gordofobia, e identificaram que esse é um público que ainda é muito excluído não só pela moda, mas também em outros âmbitos da sociedade. “A coleção cápsula é uma oportunidade de o profissional explorar sua criatividade e conhecer mais a fundo questões que às vezes são deixadas de lado, quando feitas em grande escala. Por isso, que usar a moda para ouvir as demandas da sociedade e expor os anseios dos consumidores é mais que importante, é necessário”, enfatiza Tatiane.

Confira algumas imagens do resultado do trabalho desenvolvido pelas acadêmicas da 7ª fase de Design de Moda:

Acadêmicos de Arquitetura e Engenharia Civil podem participar de concurso para padronização de pontos de ônibus e de táxi de Guabiruba

20 de junho de 2013
Professores e acadêmicos da UNIFEBE conscientizam pessoas idosas de Brusque sobre direitos garantidos por estatuto
Direito

11 de agosto de 2022