03 de novembro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicas de Pedagogia da UNIFEBE constroem espaço para incentivo à leitura em escola do bairro Steffen

Ambiente é resultado das ações desenvolvidas no Estágio Supervisionado IV.

O espaço “Aconchego da Leitura”, desenvolvido e construído pelas acadêmicas da 8ª fase de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), é o novo ambiente de incentivo à leitura da Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Knorring, no bairro Steffen.

O pergolado em madeira, decorado com almofadas e cortinas é a materialização das ações desenvolvidas pelas estudantes ao longo do Estágio Supervisionado IV, que trabalha a área de Gestão Escolar. Foram 14 dias de vivências no educandário, contato com profissionais da área da Gestão Escolar e realizações de entrevistas para conhecer o perfil do gestor, suas atribuições, responsabilidades e sua relação com o projeto político pedagógico, com os alunos, professores e com a comunidade.

“Com base em um protocolo de entrevistas, as acadêmicas analisaram os dados obtidos e constataram uma necessidade apontada pelo grupo gestor. Um espaço diferenciado e atrativo para o incentivo da leitura era a proposta, e as estudantes não mediram esforços para torná-lo realidade, envolvendo familiares e comunidade escolar. Agora, os alunos da EEF. Augusta Knorring contam com esse ambiente que fomenta a leitura, uma prática essencial para o desenvolvimento das crianças”, enfatiza a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann.

Aconchego da Leitura

O espaço já foi utilizado para diversas atividades no educandário, inclusive para declamar poesia na Semana do Livro. A diretora da EEF. Augusta Knorring, Alessandra Nolli da Silva, destaca a importância e agradece a parceria entre o educandário e a universidade.

“Receber as estagiárias da UNIFEBE é sempre motivo de satisfação para a nossa escola, pois oportuniza que as futuras profissionais conheçam a rotina e os desafios diários da gestão escolar. Desde o primeiro dia percebemos que todas estavam muito atentas, querendo aproveitar todos os momentos. Demonstraram muito empenho, dedicação e criatividade na criação de um espaço acolhedor de convivência para toda comunidade escolar. Nosso pergolado, intitulado carinhosamente pelas estagiárias de “Aconchego da Leitura” se tornou um dos cantinhos mais cobiçado e amado por todos”, complementa Alessandra Nolli da Silva.

Estágio Supervisionado

No Estágio Supervisionado, as acadêmicas de Pedagogia vivenciam a realidade da profissão, analisando com o olhar acadêmico o que pode ser aprimorado nas suas práticas. “O estágio é uma experiência incrível. Por meio dele foi possível perceber que ser gestor de uma escola não é algo fácil e simples, visto que exige muita dedicação e responsabilidade. Já o desenvolvimento do espaço para a leitura nos desenvolveu como equipe. Além do que foi gratificante construir um ambiente para que as crianças tenham o contato com os livros e a leitura”, salienta a acadêmica Mirele Nunes de Simas.

Ao finalizar o Estágio Supervisionado os estudantes entregaram para o educandário uma proposta de planejamento, elaborado ao longo de sua vivência na escola. O Estágio Supervisionado IV é orientado pelas professoras Eliane Kormann e Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

Confira como ficou o espaço “Aconchego da Leitura”:

Acadêmicos do curso de Direito da UNIFEBE debatem polêmica PEC 37
UNIFEBE