notícias colégio
Notícias
03 de novembro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicas de Pedagogia da UNIFEBE constroem espaço para incentivo à leitura em escola do bairro Steffen

Ambiente é resultado das ações desenvolvidas no Estágio Supervisionado IV.

O espaço “Aconchego da Leitura”, desenvolvido e construído pelas acadêmicas da 8ª fase de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), é o novo ambiente de incentivo à leitura da Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Knorring, no bairro Steffen.

O pergolado em madeira, decorado com almofadas e cortinas é a materialização das ações desenvolvidas pelas estudantes ao longo do Estágio Supervisionado IV, que trabalha a área de Gestão Escolar. Foram 14 dias de vivências no educandário, contato com profissionais da área da Gestão Escolar e realizações de entrevistas para conhecer o perfil do gestor, suas atribuições, responsabilidades e sua relação com o projeto político pedagógico, com os alunos, professores e com a comunidade.

“Com base em um protocolo de entrevistas, as acadêmicas analisaram os dados obtidos e constataram uma necessidade apontada pelo grupo gestor. Um espaço diferenciado e atrativo para o incentivo da leitura era a proposta, e as estudantes não mediram esforços para torná-lo realidade, envolvendo familiares e comunidade escolar. Agora, os alunos da EEF. Augusta Knorring contam com esse ambiente que fomenta a leitura, uma prática essencial para o desenvolvimento das crianças”, enfatiza a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann.

Aconchego da Leitura

O espaço já foi utilizado para diversas atividades no educandário, inclusive para declamar poesia na Semana do Livro. A diretora da EEF. Augusta Knorring, Alessandra Nolli da Silva, destaca a importância e agradece a parceria entre o educandário e a universidade.

“Receber as estagiárias da UNIFEBE é sempre motivo de satisfação para a nossa escola, pois oportuniza que as futuras profissionais conheçam a rotina e os desafios diários da gestão escolar. Desde o primeiro dia percebemos que todas estavam muito atentas, querendo aproveitar todos os momentos. Demonstraram muito empenho, dedicação e criatividade na criação de um espaço acolhedor de convivência para toda comunidade escolar. Nosso pergolado, intitulado carinhosamente pelas estagiárias de “Aconchego da Leitura” se tornou um dos cantinhos mais cobiçado e amado por todos”, complementa Alessandra Nolli da Silva.

Estágio Supervisionado

No Estágio Supervisionado, as acadêmicas de Pedagogia vivenciam a realidade da profissão, analisando com o olhar acadêmico o que pode ser aprimorado nas suas práticas. “O estágio é uma experiência incrível. Por meio dele foi possível perceber que ser gestor de uma escola não é algo fácil e simples, visto que exige muita dedicação e responsabilidade. Já o desenvolvimento do espaço para a leitura nos desenvolveu como equipe. Além do que foi gratificante construir um ambiente para que as crianças tenham o contato com os livros e a leitura”, salienta a acadêmica Mirele Nunes de Simas.

Ao finalizar o Estágio Supervisionado os estudantes entregaram para o educandário uma proposta de planejamento, elaborado ao longo de sua vivência na escola. O Estágio Supervisionado IV é orientado pelas professoras Eliane Kormann e Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

Confira como ficou o espaço “Aconchego da Leitura”:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos do curso de Direito da UNIFEBE debatem polêmica PEC 37
UNIFEBE

Acadêmicos do curso de Direito da UNIFEBE debatem polêmica PEC 37


07 de junho de 2013
Equipe Baja abre inscrições para novos integrantes
Serviço

Equipe Baja abre inscrições para novos integrantes


19 de novembro de 2018
Acadêmicos de Administração participam de palestra na Unifebe

Acadêmicos de Administração participam de palestra na Unifebe


25 de agosto de 2009
Skip to content