23 de setembro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicas de Psicologia da UNIFEBE desenvolvem atividade sobre “Setembro Amarelo”

Em parceria com a EEF. Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd, do bairro Volta Grande, as estudantes abordaram saúde mental e comportamentos suicidas.

Motivadas pela campanha Setembro Amarelo, as acadêmicas Alexia Flávia Silva e Juliana Marchi, da 10ª fase do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), desenvolveram um trabalho de conscientização na Escola de Ensino Fundamental Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd, no bairro Volta Grande. A pedido do educandário, as estudantes, sob a orientação da professora Luzia de Miranda Meurer, abordaram os temas “saúde mental e comportamentos suicidas”.

A atividade desenvolvida no dia 12 de setembro, com os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, propôs aos estudantes refletirem sobre o aprendizado proporcionado pela escola, para além das disciplinas, a identificação com os pares como elemento-chave da construção da personalidade e a influência do sistema afetivo nos comportamentos.

“O objetivo do projeto foi possibilitar um diálogo entre os estudantes para que eles compreendessem de onde pode advir os comportamentos suicidas. Foi uma conversa bastante necessária, pois possibilitou que eles entendessem a importância de praticar a empatia, o acolhimento e a escuta atenta entre os colegas”, enfatiza Meurer.

A coordenadora pedagógica da escola, Angela Weiss, destaca que o educandário buscou parceria com a UNIFEBE, pois já registrou casos de alunos que tentaram suicídio no ambiente escolar. “Em nossa escola trabalhamos o “Setembro Amarelo”, pois não pensamos somente no âmbito pedagógico, mas nos preocupamos em saber como nosso aluno está emocionalmente, visto que isso influencia muito em sua aprendizagem. Vimos o quão importante é esse apoio e a presença de um profissional de psicologia em nossas escolas, já que nos dias atuais as questões emocionais estão mais acentuadas, fazendo com que nossas crianças e adolescentes estejam cada vez mais vulneráveis às problemáticas no meio em que estão inseridos”.

Para a acadêmica Juliana Marchi, a experiência contribuiu muito para a sua formação. “O contato com vários ambientes onde a psicologia pode e deve ser realizada, nos faz ficar cada vez mais íntimos do nosso papel enquanto profissional na área da saúde. Nos permite analisar o grau de conhecimento e o quanto já está integrado esse conhecimento refletido na nossa prática. Há um sentimento de satisfação quando realizamos um trabalho no qual existe a real necessidade e as pessoas envolvidas se conectam com essa realidade. Abrem-se portas para que se possa tentar amenizar o sofrimento humano”.

A atividade integrou a programação da campanha “Setembro Amarelo” da EEF Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd, e envolveu a direção, coordenação pedagógica e professores.

Com foco na saúde do trabalhador Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) inicia no dia 4 de outubro
Destaque

27 de setembro de 2021