Os acadêmicos de Administração tiveram uma experiência diferenciada durante a Semana Acadêmica ao participarem do $imula-Ação — uma competição gerencial que permite de maneira virtual, utilizando-se de simuladores empresariais, administrar uma empresa fabricante de skates.
Por meio do simulador, os estudantes vivenciaram o cotidiano de uma empresa de manufatura, gerenciaram os recursos de materiais, entre outras ações. O resultado da atividade foi divulgado na noite de quarta-feira, 12 de setembro, quando os vencedores foram premiados com troféus e medalhas.
Conforme o coordenador do curso, Sidnei Gripa, os estudantes das diversas fases do curso foram divididos em 18 equipes, que foram orientadas por dois grupos de acadêmicos da 8ª fase, formando então o Grupo A, com nove equipes e o Grupo B com mais nove equipes. Nos dias 10 e 11 de setembro os grupos disputaram entre si, dentro do próprio grupo 12 vagas para a disputa final que foi realizada no dia 12.
— A cada rodada, todos os acadêmicos se dirigiam para o auditório para saber o resultado das suas decisões. Posterior a divulgação dos resultados, os acadêmicos voltavam para os laboratórios para alinhar suas estratégias, baseadas nos relatórios gerenciais emitidos pelo simulador no intuito de melhorar sua posição no ranking — explica.
Gripa destaca que competências essenciais aos gestores modernos, como empreendedorismo, inovação, trabalho em equipe, trabalho sobre pressão, resiliência, tomada de decisão foram observadas nos dias de competição.
— Notou-se muita empolgação dos acadêmicos e as disputas foram acirradas. Eles conseguiram ter uma visão completa da organização e do mercado, promovendo ações internas e externas entre pessoas e recursos, na busca por melhores resultados — observa.
Na final, com as 12 equipes classificadas, todas disputaram entre si o título de campeão. Houve também uma disputa, entre os Grupos consultores (Grupo “A” e Grupo “B”) para saber quem seria o grupo vencedor.

Desafios da atualidade
— O evento superou as expectativas, o feedback dos acadêmicos foi muito positivo. Conseguimos integrar os estudantes do curso em uma competição acadêmica para aplicar e praticar os conhecimentos de gestão empresarial. São por essas atividades que a Administração da UNIFEBE se destaca na região, formando lideranças cada vez mais capacitadas para enfrentar os desafios da atualidade — enfatiza Gripa.
Para o aluno Igor Guilherme Schvambach, da 8ª fase, o mais interessante do $imula-Ação foi o envolvimento de todas as turmas.
— Todos participaram e aprenderam. O desafio foi dividir as equipes, instigar a jogarem e não desanimarem. Todos estão de parabéns porque o que prevaleceu foi o espírito esportivo — salienta.
Fernando Carlos Petersen, também da 8ª fase, destaca que a competição unificou as turmas para a troca de experiências e que levarão para o mercado de trabalho muitos conceitos e experiências, mas principalmente a liderança.
