Três trabalhos produzidos por acadêmicos da UNIFEBE foram apresentados durante o IV Congresso Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Ensipex). As produções foram feitas no formato resumo simples, envolvendo os cursos de Engenharia Civil e Pedagogia da instituição.
No livro Aventura Matemática: Descobrindo Equações na Ilha da Magia, o grupo de acadêmicos de Pedagogia desenvolveu uma história que se passa em uma trilha de Florianópolis. Com foco voltado aos conceitos matemáticos, ela aborda equações básicas, conversões de medidas como distâncias e volumes de líquidos, além de cálculos relacionados à passagem de tempo e ao fracionamento.
Segundo Luciana Camila Barros, que produziu a obra com Edna Flores, a proposta do livro surgiu como uma tentativa de aproximar estudantes e a matemática, de forma lúdica. Para ela, a participação no projeto foi uma experiência gratificante por poder participar da programação, assim como da produção do conteúdo.
“O objetivo é que a criança entenda que a matemática é algo que está em tudo. Eles tinham a impressão de que a matemática era algo muito difícil e que não teria utilidade para eles. Dentro dessa história, é possível contextualizar a matemática no dia a dia dessas crianças”, exemplifica.
Para a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Korrmann, a participação dos acadêmicos no IV Ensipex demonstra o compromisso do curso com a pesquisa e a inovação no ensino. “O livro Aventura Matemática é um exemplo de como a aprendizagem pode ser lúdica e significativa, aproximando as crianças da matemática de forma envolvente e o quanto os nossos acadêmicos já estão reconhecendo esses elementos no processo formativo. Valorizamos e incentivamos iniciativas como essa, que fortalecem a formação dos nossos futuros pedagogos.”
Atenção na construção civil
Os outros dois dos trabalhos selecionados para a programação voltaram as suas atenções à construção civil. Tanto Aspectos e Impactos Ambientais da Produção de Tijolos Cerâmicos quanto Aspectos e Impactos Ambientais da Construção de um Condomínio Residencial Unifamiliar foram elaborados por acadêmicos de Engenharia Civil da UNIFEBE.
Ao analisar os impactos ambientais da construção de um empreendimento residencial em Itajaí, o grupo da acadêmica Laísa Beatriz Colombi visou avaliar todas as fases da obra, da terraplanagem ao acabamento. Alteração da paisagem, uso do solo, possíveis impactos em biodiversidade ou contaminações de ar, solo e água ou impactos no tráfego infraestrutura local foram analisados. O grupo também avaliou medidas que pudessem mitigar os danos ambientais.
De acordo com ela, a possibilidade de discutir alternativas com os colegas também foi um ponto que contribuiu positivamente com a experiência. “A produção foi muito enriquecedora, por envolver levantamento bibliográfico, análise de impactos em diferentes etapas da obra e a elaboração de um plano de mitigação ambiental”, detalha.
“Acredito que essa atividade é muito importante para minha formação, pois me permitiu aprofundar conhecimentos sobre a relação entre construção civil e meio ambiente. Além disso, foram desenvolvidas habilidades em pesquisa, análise crítica e comunicação, que certamente serão úteis na minha atuação profissional futura.
Para a professora Tamily Roedel, que acompanhou a elaboração dos projetos, as participações dos acadêmicos na programação não só colaboram para a formação de um currículo voltado à produção científica, mas se refletem em outras áreas do desenvolvimento. “Para o crescimento pessoal deles, é importante o desenvolvimento da escrita e dar publicidade para trabalhos desenvolvidos nas disciplinas”, descreve. “Foram trabalhos grandes e relevantes, que achei importante que participassem de um evento científico”, indica.
Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Vivian Siffert Wildner, as atividades colaboram com a conscientização e estimulam a adoção de novas práticas, que atentem para a preocupação ambiental. “Os trabalhos desenvolvidos no curso de Engenharia Civil mostram a preocupação que temos com o impacto ao meio ambiente. Ações desenvolvidas pela professora Tamily conscientizam os futuros engenheiros da necessidade de desenvolver construções sustentáveis, contribuindo para um futuro com maior qualidade de vida”, indica.