10 de dezembro de 2008

Acadêmicos da Unifebe auxiliam no Mutirão da Conciliação

Entre os dias 1° e 5 de dezembro, acadêmicos da 7ª e 8ª fases do Curso de Direito da Unifebe – Centro Universitário de Brusque participaram como voluntários do Mutirão da Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça em todo o país, sendo que na cidade o Juizado Especial, instalado no Anfiteatro da Instituição, foi o único a aderir a campanha.

Na ocasião, os futuros bacharéis em Direto tiveram a oportunidade de por em prática a teoria aprendida em sala de aula, auxiliando na resolução de questões jurídicas, proporcionando um acordo entre as partes envolvidas. "Para que isso fosse possível os alunos receberam um treinamento com técnicas de mediação e conciliação", afirmou o coordenador do Mutirão, juiz Silvio Franco.

Para Franco, o Mutirão é uma boa chance para os acadêmicos desenvolverem suas habilidades e seus conhecimentos. Diego Vechi de Souza, aluno da 8ª fase, confirma. "O contato com o direito de verdade traz aprendizado e experiência", afirmou o estagiário de um escritório de advocacia.

Franco ainda ressalta seu significado para a comunidade, já que diminui o número de processos acumulados. "Nesta semana marcamos 390 audiências, sendo que a expectativa era de acordar 47% dos processos cíveis e criminais. Se não houvesse o Mutirão, certamente haveria mais quatro meses de espera para a resolução destes conflitos", comentou.

Ressarcimento de danos, cobranças de cheques, garantia de produtos e dívidas em geral, como o caso de Carina Raquel Podiatsky, foram as principais questões resolvidas. Carina participou do Mutirão para resolver o problema de sua turma de escola, que ficou em débito com uma empresa de quadros para estamparia. "O acordo foi ótimo para ambas as partes, já que negociamos a dívida fazendo um parcelamento, assim podemos quitar e ele tem a certeza que irá receber", disse.

Para o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Unifebe, professor Luiz Elias Valle, o Mutirão da Conciliação foi positivo para todos os envolvidos. "Com o Mutirão todo saem ganhando, as partes envolvidas resolvem seus problemas e os acadêmicos passam por uma experiência única que lhes agrega um grande conhecimento prático", ressaltou.

Mutirão

Foto e texto: Daniela Burgonovo

Acadêmicos aplicam pesquisa sobre o uso da água

10 de abril de 2008