A relação entre comunidade escolar, famílias e temas como segurança na internet estiveram entre os tópicos abordados ao longo da Curricularização da Extensão do curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional da UNIFEBE, que desenvolveu as ações em parceria com o Colégio UNIFEBE. O projeto contou com a elaboração de folhetos educativos e palestras abordando o tema em eventos na escola e no Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque (UNIFEBE).
Em parte da programação, estudantes, professores e profissionais técnico-administrativos do Colégio UNIFEBE puderam acompanhar a palestra Família Segura na Internet, com a advogada especializada em Direito Digital, Renata Caldas. A programação foi realizada no auditório do Bloco F e contou com a presença do pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, e do diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow.
A iniciativa foi coordenada pela professora Juliana Pedroso Bruns e abrangeu formação para pais e responsáveis, professores e turmas de escolas públicas como a EEF Professora Augusta Knorring, a EEF Padre Theodoro Becker, EEF Oscar Maluche e EEF Padre Luiz Gonzaga Steiner. Conforme o acadêmico de Tecnologia Educacional, Everton do Nascimento Souza, a ação possibilitou conhecer e refletir sobre o dia a dia, como a futura atuação e os significados que as ferramentas digitais desenvolvem ao longo dos anos.
Tema atual e relevante
O tema da curricularização, conforme o coordenador do curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional, professor Fernando Luís Merízio, tem sido abordado como uma forma de promoção de uma cultura de paz nas escolas. Segundo ele, o modelo foi escolhido como parte de uma estratégia para o combate e prevenção ao cyberbullying.
De acordo com ele, o tema representa uma preocupação recorrente de pais, responsáveis e professores, dado o consumo de conteúdo dos estudantes nas redes sociais e internet. Segundo o professor, com o contato mantido com o ambiente escolar, foi identificada a necessidade de maior aprofundamento acerca do tema, assim como o desenvolvimento de ações que tivessem reflexos na escola e comunidade.
“É uma temática que é muito importante para o curso, porque ele tem justamente a responsabilidade de formar futuros professores, que vão trabalhar com as tecnologias educacionais em escolas e em ambientes de educacionais, para esses profissionais esse tema é extremamente importante. São esses futuros professores que, lá no local de trabalho deles, farão também as orientações, as formações e darão todo o suporte com relação a essas questões, tanto para alunos, professores e pais”, indica.
Segundo ele, o debate proporcionado com a palestra Família Segura na Internet ampliou o alcance das orientações para a proteção de crianças e adolescentes, avaliação reforçada pelo diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow. Para ele, abordar o tema possibilita uma preparação para lidar com situações de risco.
“Os parceiros têm necessidades em comum: a formação de professores capazes de intervir no cyberbullying e nós, como colégio orientarmos os estudantes e familiares a respeito do tema”, indica. “Estudantes, professores, colégio e comunidade compõem uma grande rede de aprendizagem. Trabalhamos em conjunto para que os estudantes estarem sempre bem acolhidos nesse desenvolvimento integral”, define.