notícias colégio
Notícias
20 de maio de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos da UNIFEBE participam de ação voltada à alfabetização

Programação contou com a participação da educadora Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig

O V Educação em Diálogo com a Comunidade, projeto de Extensão do curso de Pedagogia da UNIFEBE, recebeu a formação Fundamentos Linguísticos para a Alfabetização. A atividade foi ministrada pela pesquisadora e coordenadora do Grupo de Professores de Língua Portuguesa e Linguagens (GPLP), professora Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig.

Com a participação de integrantes do GPLP, vinculado à Linha de Pesquisa Linguagens, Arte e Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), a edição reuniu professores, comunidade e acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Pedagogia – Anos iniciais e Tecnologia Educacional da UNIFEBE.

Para a edição do projeto de Extensão, foram preparadas atividades que propusessem conhecimentos linguísticos para alfabetização, considerando os aspectos sociais da leitura e escrita dos participantes, como descreve a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Eliane Kormann.

Ela destaca a amplitude da programação e a possibilidade de interação com o contexto de educadores de diferentes cidades da região. “O projeto trouxe um diálogo essencial sobre os fundamentos linguísticos da alfabetização. Acadêmicos e professores do curso participaram, mas o encontro, aberto à comunidade, contou também com alfabetizadores das redes de Brusque, Guabiruba e Gaspar, além de gestores escolares”, descreve.

Segundo a professora Luciane Rosa, a ação colaborou para motivar os participantes na busca por melhorias no processo de educação. De acordo com ela, a formação foi um momento singular e inspirou ideias para as próximas edições. “Foi muito gratificante ver o auditório praticamente cheio e, mais gratificante ainda, foi ouvir os relatos de acadêmicos e professores das redes de ensino após o curso, demonstrando que ficaram instigados em estudar mais, em participar de mais momentos assim e, principalmente, constatando que precisam aprender mais para conduzir com qualidade o trabalho na etapa de alfabetização”, afirma.

Papel da alfabetização
Na 3.ª fase do curso de Pedagogia, Tainá Vieira Cipriani afirma que os temas abordados ao longo da programação auxiliaram a revisitar os trabalhados em sala de aula. Segundo a acadêmica, a edição colaborou para a melhor compreensão sobre a prática da alfabetização, reunindo o que havia sido tratado em cada componente curricular.
“Como professores alfabetizadores, temos uma grande responsabilidade nas mãos. Esse momento de troca, com alguém que se dedica a estudar todo esse processo da alfabetização, é extremamente importante para nos tornarmos bons professores”, projeta.

Para a acadêmica, a possibilidade de acompanhar os relatos feitos pela professora, incluindo suas vivências em sala, foi um momento enriquecedor para os acadêmicos. De acordo com ela, mesmo que a alfabetização seja abordada em diferentes momentos do curso, as formações voltadas a ela são parte importante para a atuação profissional. “É a minha área de maior interesse, por ser uma das grandes etapas da aprendizagem”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Colégio Universitário de Brusque tem proposta pedagógica inovadora
Colégio Universitário

Colégio Universitário de Brusque tem proposta pedagógica inovadora


20 de maio de 2019
Inscrições abertas para Desfile da Fenarreco

Inscrições abertas para Desfile da Fenarreco


27 de setembro de 2013
Programa para formação de profissionais na área da tecnologia é apresentado aos acadêmicos de Sistemas de Informação da UNIFEBE
Sistemas de Informação

Programa para formação de profissionais na área da tecnologia é apresentado aos acadêmicos de Sistemas de Informação da UNIFEBE


02 de junho de 2025
Skip to content