O V Educação em Diálogo com a Comunidade, projeto de Extensão do curso de Pedagogia da UNIFEBE, recebeu a formação Fundamentos Linguísticos para a Alfabetização. A atividade foi ministrada pela pesquisadora e coordenadora do Grupo de Professores de Língua Portuguesa e Linguagens (GPLP), professora Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig.
Com a participação de integrantes do GPLP, vinculado à Linha de Pesquisa Linguagens, Arte e Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), a edição reuniu professores, comunidade e acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Pedagogia – Anos iniciais e Tecnologia Educacional da UNIFEBE.
Para a edição do projeto de Extensão, foram preparadas atividades que propusessem conhecimentos linguísticos para alfabetização, considerando os aspectos sociais da leitura e escrita dos participantes, como descreve a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Eliane Kormann.
Ela destaca a amplitude da programação e a possibilidade de interação com o contexto de educadores de diferentes cidades da região. “O projeto trouxe um diálogo essencial sobre os fundamentos linguísticos da alfabetização. Acadêmicos e professores do curso participaram, mas o encontro, aberto à comunidade, contou também com alfabetizadores das redes de Brusque, Guabiruba e Gaspar, além de gestores escolares”, descreve.
Segundo a professora Luciane Rosa, a ação colaborou para motivar os participantes na busca por melhorias no processo de educação. De acordo com ela, a formação foi um momento singular e inspirou ideias para as próximas edições. “Foi muito gratificante ver o auditório praticamente cheio e, mais gratificante ainda, foi ouvir os relatos de acadêmicos e professores das redes de ensino após o curso, demonstrando que ficaram instigados em estudar mais, em participar de mais momentos assim e, principalmente, constatando que precisam aprender mais para conduzir com qualidade o trabalho na etapa de alfabetização”, afirma.
Papel da alfabetização
Na 3.ª fase do curso de Pedagogia, Tainá Vieira Cipriani afirma que os temas abordados ao longo da programação auxiliaram a revisitar os trabalhados em sala de aula. Segundo a acadêmica, a edição colaborou para a melhor compreensão sobre a prática da alfabetização, reunindo o que havia sido tratado em cada componente curricular.
“Como professores alfabetizadores, temos uma grande responsabilidade nas mãos. Esse momento de troca, com alguém que se dedica a estudar todo esse processo da alfabetização, é extremamente importante para nos tornarmos bons professores”, projeta.
Para a acadêmica, a possibilidade de acompanhar os relatos feitos pela professora, incluindo suas vivências em sala, foi um momento enriquecedor para os acadêmicos. De acordo com ela, mesmo que a alfabetização seja abordada em diferentes momentos do curso, as formações voltadas a ela são parte importante para a atuação profissional. “É a minha área de maior interesse, por ser uma das grandes etapas da aprendizagem”, afirma.