25 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Celio Bruns Junior

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE desenvolverão projetos de Parklets para serem implantados no Centro de Brusque

Egressas do curso auxiliarão os acadêmicos na criação de mobiliário urbano

Para aproximar o mundo acadêmico da realidade profissional, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) são instigados ao longo da Graduação a vivenciar o futuro profissional oportunizado pelas demandas reais da sociedade. Neste sentido, os estudantes da 7ª fase foram desafiados a desenvolver um projeto de Parklets, que pudesse ser implantado no Centro da cidade de Brusque. A atividade foi proposta pela professora Alexssandra da Silva Fidelis, no Componente Curricular de Mobiliário Urbano.

Os parklets são equipamentos de caráter público que promovem a valorização do espaço urbano, incentivando a vida ao ar livre e propiciando modos de vida mais saudáveis. A professora Alexssandra explica que, a proposta é fruto das análises urbanas realizadas no curso, em que, entre outros aspectos, são identificadas as demandas existentes vinculadas aos espaços públicos nas cidades. Neste caso, para a seleção do local, levou-se em consideração o diagnóstico realizado por acadêmicos da 7ª fase do curso, realizado em 2021, que levantou os principais problemas encontrados na região central da cidade.

“Aquela avaliação, apontou a urgência em se implantar melhorias urbanas e disponibilizar equipamentos que oferecessem suporte aos cidadãos que utilizam o espaço público no centro da cidade, principalmente para aqueles que transitam a pé. Assim, após serem analisados diversos aspectos, como o fluxo de pessoas que transitam a pé, aspectos relacionados com o conforto ambiental e orientação solar, presença permanente de pessoas, capacidade de adequação urbana ao projeto proposto e viabilidade para a manutenção do mobiliário, identificou-se que em frente ao Duda Belli Bar seria a localização adequada para sua implantação”, elucida a professora.

Antes de iniciar o projeto, os estudantes participaram de uma visita técnica ao local, conversaram com o proprietário do estabelecimento, além de realizar a medição e registro fotográfico do espaço. No estudo proposto pelos próprios acadêmicos, a ideia é transformar as duas vagas de estacionamento público existentes em frente ao bar em um equipamento de apoio aos pedestres, que também sirva de apoio às atividades comércio.

Projeto colaborativo

O projeto dos parklets tem sido desenvolvido em grupos, com o auxílio das arquitetas e egressas do curso, Gabriele Kistenmacher, Gabriela Ebele Schaefer, Maiara Verena Leitner Boso e Thaís Rodrigues. “Acredito que essa interação com alguém que está inserido no mercado de trabalho da arquitetura nos proporciona ainda mais aprendizado e amplia nosso olhar sobre os projetos. Além do que, esse contato com profissionais da área amplia nossa rede de contatos e possibilita um networking de valor para o futuro”, destaca a acadêmica Bianca Brambila.

De volta à sala de aula, a egressa Gabriele Kistenmacher adorou a oportunidade de retornar aos bancos da universidade. “Estar em grupo para debater um projeto urbano é uma oportunidade que se repete poucas vezes fora do mundo acadêmico, ainda mais no nicho que segui profissionalmente. Como egressa acho muito interessante a proposta de trazer pessoas externas, com ideias externas para contribuir com o trabalho das equipes. Estou bastante empolgada com o projeto e ansiosa para ver os resultados”, complementa a arquiteta.

Além do apoio das egressas, os estudantes da 7ª fase têm contado com o suporte dos professores Marcelius Oliveira de Aguiar e Anderson Buss. “Essa interação entre diferentes visões da arquitetura é essencial para que os nossos acadêmicos se desafiem a pensar as cidades de uma forma mais atrativa e melhor. Temos a certeza de que belas propostas serão apresentadas nesta atividade”, enfatiza o coordenador do curso, professor Marcelius.

As equipes apresentarão as propostas no final do mês de junho para professores, interessados e para a comunidade. Para a próxima etapa do projeto, o curso planeja a execução do mobiliário urbano – Parklet – e sua implantação, servindo como pioneiro e estudo de caso para novos projetos.

Inscrições para vestibular da UNIFEBE encerram amanhã

06 de novembro de 2012
Oficina gratuita na UNIFEBE apresentará estratégias para criar produtos digitais de sucesso
Capacitação