21 de maio de 2019
por: Arthur Timm
Arthur Timm

Acadêmicos da UNIFEBE participam de Workshop de Mobilidade na Alemanha

Professores e um representante do executivo municipal completam a delegação

Iniciaram neste domingo, 19, as atividades do Workshop “Future Campus Mobility” – Futuro da Mobilidade no Campus, promovido pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha. A UNIFEBE participa da ação com uma comitiva formada por treze acadêmicos, sendo três do curso de Arquitetura e Urbanismo, cinco de Engenharia Civil e cinco de Sistemas de Informação, supervisionados por três professores e pela reitora da UNIFEBE, Professora Rosemari Glatz. Um servidor efetivo do executivo municipal, que representa a Secretaria de Trânsito no Projeto de Mobilidade, completa a comitiva brusquense.

O Workshop internacional reúne estudantes e professores de diferentes universidades parceiras da Universidade de Karlsruhe. Além da UNIFEBE, participam universidades do Canadá, Espanha e Filipinas para, em conjunto e de forma integrada, estudar e propor soluções na área de mobilidade sustentável, neutra em carbono, para o campus universitário. Ao todo, 70 integrantes participam das atividades que, além de questões técnicas abrangem a compreensão cultural e as normas sociais do povo alemão.

Os custos da participação da comitiva Unifebiana estão sendo providos pelo governo alemão, por meio da parceria existente entre a Prefeitura de Brusque e o Distrito de Karlsruhe, e se inserem no Projeto de Mobilidade, que faz parte do macroprojeto das 50 Parcerias Municipais pelo Clima. Em contrapartida, a Prefeitura de Brusque realizou o pagamento de 15% das passagens aéreas dos dezoito participantes da comitiva brusquense.

As atividades da delegação seguem até o dia 27 de maio. Nos dois primeiros dias no continente europeu, a delegação participou de atividades preparadas pela Universidade de Karlsruhe para os grupos, que foram compostos por integrantes das diversas universidades. Foi realizado um tour particular por Karlsruhe, no domingo, 19, em um trem que os alemães alugaram exclusivamente para os participantes do Workshop, com o objetivo de conhecer a estrutura de mobilidade urbana da cidade.

Na segunda-feira, 20, iniciaram os trabalhos práticos, em grupo mistos, que seguem até sexta-feira, quando os resultados serão apresentados.

Palestras sobre Liderança e Vendas com Alfredo Rocha

11 de junho de 2007