17 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos da UNIFEBE visitam Usina Hidrelétrica de Itaipu com óculos de realidade virtual

Estudantes analisaram aspectos mecânicos e estruturais por meio da tecnologia

Em Brusque, sentados no Laboratório de Metodologias Ativas da UNIFEBE, os acadêmicos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica conheceram a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Com os óculos de realidade virtual, os estudantes visualizaram a líder mundial na geração de energia limpa e renovável sem sair da universidade. A visita técnica virtual foi uma atividade proposta pelo professor Júlio Cesar Frantz, no componente curricular de Dinâmica de Máquinas do curso de Engenharia Mecânica, e pela coordenadora de Engenharia Civil, professora Vivian Wildner, com a turma de Instalações Elétricas Prediais.

A partir dos recursos tecnológicos, os futuros engenheiros analisaram os elementos mecânicos, elétricos e civis da usina hidrelétrica. “Com o uso da realidade virtual os alunos conseguiram perceber aspectos importantes, tanto do projeto mecânico, do projeto civil e também da estrutura da usina de Itaipu. O vídeo apresenta informações detalhadas que não são possíveis de enxergar até mesmo na visita presencial. Por isso, esse tipo de tecnologia, a realidade virtual, pode contribuir significativamente para a formação de profissionais mais qualificados e preparados para as demandas do mercado”, elucida o professor Julio.

Além da visita virtual guiada em vários pontos importantes da usina, os acadêmicos puderam ver as turbinas funcionando com animações 3D sobrepostas ao cenário real. “Proporcionar essa experiência fez os acadêmicos irem além da sala de aula. Nas discussões que fizemos após a atividade, pude perceber o interesse não somente na engenharia por trás da instalação de uma barragem de 7,9 km de extensão e 196 m de altura, mas na história dos engenheiros responsáveis por essa grande obra, no transporte de materiais para a região nos anos 70, na quantidade de concreto, ferro e aço que foram utilizados, na quantidade de rochas e solos deslocados nas escavações e nos milhares de trabalhadores envolvidos. Por meio da metodologia ativa os acadêmicos podem participar da produção do conhecimento. Foi uma experiência muito válida que ocorreu de forma transversal entre as engenharias”, destaca a professora Vivian.

Recursos tecnológicos em prol da educação

Esta foi a primeira vez que o acadêmico de Engenharia Mecânica Gabriel Fuchter Borges utilizou os óculos de realidade virtual. Desde então, outras atividades foram desenvolvidas pelo curso para que os acadêmicos pudessem explorar as funcionalidades do recurso. “Os óculos facilitam muito o aprendizado, por serem bastante didáticos. Com a utilização deles temos uma visão mais ampla dos conteúdos abordados e com certeza eles enriquecem nosso processo de ensino-aprendizagem”, pontua o estudante.

Dheimes Brandon Pereira Salgado, acadêmico de Engenharia Civil também vivenciou pela primeira vez a dinâmica com os óculos. “Foi uma experiência bem diferente, pois essa tecnologia te permite viver momentos em lugares, sem precisar sair de onde você está. Para o nosso futuro profissional a ferramenta contribui e muito para ampliar nossas possibilidades de conhecimento e vivências além da sala de aula”, complementa Dheimes.

Laboratório de Metodologias Ativas

O Laboratório de Metodologias Ativas foi apoiado pelo Edital Fapesc n°29/2021, que é coordenado pelo Professor Joel Haroldo Baade. Além dos óculos de realidade virtual, o laboratório conta com Tela Interativa Touch Screen 4K de 65”, 13 notebooks, mesas modulares, kits maker e de robótica educacional.

Concluinte de Sistemas de Informação é aprovado em Mestrado

Concluinte de Sistemas de Informação é aprovado em Mestrado