13 de março de 2013

UNIFEBE participa de comissão que discutirá educação em Brusque

Na tarde desta terça-feira, 12, o reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, participou de uma reunião com a secretária de Educação de Brusque, Gleusa Luci Fischer. Também estiveram presentes o pró-reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – Proppex, Heloisa Maria Wichern Zunino e coordenadora do curso de Pedagogia, Marcilene Pöpper Gomes.

Durante reunião, a secretária informou que no próximo mês a rede municipal de educação dedicará um dia do calendário letivo para colocar em pauta a Conferência Nacional de Educação – CONAE, que é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Durante esse dia, todas as 52 escolas estarão trabalhando com os sete eixos que constam no documento referência da Conferência. As escolas serão divididas em grupos e cada um ficará responsável por desenvolver um documento sobre o tema abordado. Para democratizar essa discussão, Gleusa Fischer criou uma Comissão Municipal do CONAE para tratar do documento final. Fazem parte da comissão a Secretaria Municipal de Educação e a UNIFEBE, sendo que o representante da instituição é o pró-reitor Claudemir Aparecido Lopes.

Os eixos temáticos a serem desenvolvidos são: Política Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Direitos Humanos e Educação: Justiça Social, Inclusão, Diversidade e Cultura da Paz; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; Qualidade da Educação e Avaliação: Democratização do acesso e condições de permanência; Gestão Democrática: Participação popular e controle social; Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condição de Trabalho; e Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social.

Os documentos desenvolvidos nas escolas serão apresentados no dia 20 de maio. Desde o ano passado, os municípios se mobilizam para desenvolver essas conferências. Elas acontecem durante este ano todo também. O documento final será apresentado em nível estadual e depois na II CONAE que acontece de 17 a 21 de fevereiro de 2014, onde será abordado o Plano Nacional de Educação.

Capacitação para professores

Durante o encontro, Gleusa também apresentou informações trazidas de sua recente visita a Brasília, quando participou de reuniões na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Uma das iniciativas é que a UNIFEBE cadastre-se no Fórum Estadual de Educação para ser habilitada a oferecer cursos de aperfeiçoamento no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. “Vamos fazer um estudo da demanda para verificar as áreas que necessitam de capacitação, e, assim, melhorar ainda mais a educação no município. Precisamos trazer o lado lúdico e tecnológico para um curso de formação. A parceria com a UNIFEBE é fundamental”, afirmou a secretária.

O reitor aproveitou o momento para falar sobre a possibilidade de desenvolver um curso de especialização lato sensu para os professores da rede municipal focado na educação integral. A professora Marcilene juntamente com a professora Heloísa se prontificaram em desenvolver um projeto que atenda a essas necessidades.

Texto: Elizandra Damasceno

Inscrições prorrogadas para o Concurso de Contos