09 de dezembro de 2013

Acadêmicos de Administração têm trabalho aceito em evento internacional

Os acadêmicos do curso de Administração Rodrigo Kholer e Marcieli Minetto tiveram trabalho aceito no Fórum Latino-americano de Universidades e Sustentabilidade. O título do trabalho é AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE: DIAGNÓSTICO PRELIMINAR e apresenta resultados preliminares de um estudo de iniciação científica, cuja finalidade foi elaborar um diagnóstico dos planos de ensino dos cursos de graduação do Centro Universitário de Brusque, no que se refere às abordagens e metodologias relacionadas com a temática socioambiental, como subsídio à criação de uma política institucional de Ambientalização.

A pesquisa foi do tipo quanti-qualitativa com o uso da análise documental e de conteúdo. Foram analisados 450 planos de ensino de 15 cursos de graduação. Inicialmente, foram definidas palavras-chave que permitissem identificar evidências de ambientalização. Em seguida, procedeu-se à análise de conteúdo, com a atenta verificação do significado de cada palavra, de maneira identificar elementos que sugerissem evidências de ambientalização. Foram selecionados 144 planos, 80 continham palavras relacionadas à temática social, 52 à questão ambiental e 12 à sustentabilidade. Os resultados demonstram que a cultura humanista da UNIFEBE, expressa em sua Missão, tem reflexos nos cursos que ela oferece, expresso nos 55,56% dos planos com palavras relacionadas à temática social. No entanto, somente 36,11% tratam das questões relacionadas ao meio ambiente e apenas 8,33% abordam a temática da sustentabilidade. Pode-se concluir que, para além de uma “cultura social”, a instituição também pode buscar uma “cultura ambiental” na universidade, ampliando os espaços de discussão voltados para a construção de uma política institucional de ambientalização.

A pesquisa foi desenvolvida pelo Programa de Iniciação Científica amparada pelo Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina, Brasil e contou com a orientação da professora Mara Lúcia Figueiredo.

Agenda da Semana – De 09 a 14 de novembro

09 de novembro de 2015